Respostas
Resposta:
Carson foi a pioneira, isto sim, ao demonstrar os efeitos colaterais dos medicamentos com uma linguagem poética. Seus textos, primeiro editados pela revista "The New Yorker" e em 1962 compilados no livro "Primavera Silenciosa", acabaram se tornando uma espécie de bíblia para os ambientalistas.
A bióloga e zoóloga expõe com doçura um tema árido. Por conta disso, seus detratores, desacostumados a enxergar lirismo na vida, não a pouparam. Ela, que sempre preservou muito sua privacidade, viu-se de hora para outra no meio de um turbilhão político depois que mexeu com forças poderosas do centro econômico da época.
Aturdida com essas últimas notícias sobre liberação de mais 262 agrotóxicos pelo governo Bolsonaro e sobre a mudança na classificação de tais produtos, decidi revisitar o livro de Carson e conhecer mais de sua história. Por quase trinta anos a atriz Kaiulani Lee – de "Law and Order" - interpretou a bióloga numa peça escrita por ela própria, chamada "A Sense of Wonder".
Recentemente, a peça virou um documentário, material de estudo para qualquer pessoa que se interesse por perceber que qualquer atividade que envolva a vida, por mais mercadológica, precisa ser entendida, também, com poesia. E que não ponha o lucro acima das pessoas.