As relações pessoais encontram-se cada vez mais rápidas e superficiais. Quais cuidados devemos ter com a nossa mente e com o sentimento do próximo?
Respostas
Resposta:
Contudo, para que a inteligência emocional seja desenvolvida, é preciso adquirir conhecimentos específicos sobre si e os outros à sua volta.
Por isso, trouxemos para você algumas dicas de como desenvolver inteligência emocional para alcançar o equilíbrio entre a razão e a emoção, mantendo as relações mais saudáveis e crescendo como pessoa. Acompanhe!
O que é a inteligência emocional?
Como foi dito, “Inteligência emocional é um conceito da Psicologia que caracteriza o indivíduo capaz de identificar seus sentimentos e suas emoções com mais facilidade.”
O termo foi difundido com mais ênfase pelo psicólogo norte-americano Daniel Goleman, autor do livro homônimo.
É possível lidar com as pessoas e suas emoções, assim como compreender os próprios sentimentos, por meio do desenvolvimento de habilidades.
Diferentemente do quociente de inteligência (QI), a inteligência emocional não trata de conhecimentos de cunho intelectual, científico ou acadêmico, mas de saber reconhecer e lidar com sentimentos e emoções, visando ao desenvolvimento pessoal e profissional.