Respostas
Resposta:
Explicação:Assim como dormir e se alimentar bem, praticar exercícios é essencial para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Sendo assim, a disciplina da Educação Física não poderia ficar de fora da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.
Mas você sabe o que é a BNCC e como ela direciona a Educação Física nas escolas? Se não sabe, vai descobrir agora! Além disso, separamos todo o conteúdo do Impulsiona de acordo com as unidades temáticas, para facilitar a vida do professor na hora de planejar as aulas.
ENTENDENDO A BNCC
A Base Nacional Comum Curricular é um documento lançado pelo Ministério da Educação que define as aprendizagens essenciais que os alunos brasileiros devem ter no Ensino Básico. O objetivo é que, independente das diferenças sociais ou culturais, todos os estudantes tenham seus direitos de acesso ao conhecimento preservados.
A BNCC serve de referência para o desenvolvimento dos currículos das redes municipais, estaduais e federal. Ela é uma balizadora da qualidade da educação nas escolas públicas e particulares do país.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Segundo a BNCC, 10 competências gerais devem nortear a produção de conhecimento de todas as disciplinas escolares. Os alunos devem aprender a:
Aplicar os conhecimentos sobre o mundo para compreender a realidade e construir uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
Promover pensamento científico, crítico e criativo para encontrar e solucionar problemas de diferentes áreas.
Valorizar e participar de manifestações artísticas e culturais do Brasil e do mundo.
Utilizar diferentes linguagens (verbal, corporal, sonora, digital…) para produzir e compartilhar conhecimento.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais nas diversas práticas sociais para compartilhar e produzir conhecimento, resolver problemas e exercer protagonismo.
Valorizar a diversidade e apropriar-se de conhecimentos que colaborem no mundo do trabalho, exercício da cidadania e projeto de vida.
Promover os direitos humanos, consciência socioambiental e o consumo responsável com base em informações confiáveis.
Conhecer e preservar a própria saúde física e emocional.
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, valorizando a pluralidade sociocultural sem preconceitos.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, em defesa da ética, democracia, inclusão, sustentabilidade e solidariedade.