Exemplifique os casos em que há hibridismo nos adjetivos e Cite exemplos de palavras híbridas com adjetivos
Respostas
Resposta:
O hibridismo é o fenômeno da morfologia em que as palavras formadas pela junção de radicais vindos de outras línguas. Essa ocorrência linguística, porém, é condenada por alguns gramáticos. Isso porque não existe uma uniformidade na origem dos elementos que compõem a palavra.
Bem como o espanhol, francês e italiano, o português nasceu do latim. Por isso, muitas expressões são parecidas entre essas línguas. Na língua Portuguesa, a maioria desses compostos vem do latim ou do grego causando uma variação linguística. Os hibridismos, portanto, se tornaram muito frequentes e foram incorporados ao vocabulário dos falantes.
Dessa forma, podemos descobrir o significado das palavras olhando para seu processo de formação. Por exemplo, a palavra Sociologia. Basicamente, “Socio” vem do latim e quer dizer companheiro. Já, “logia”, vem do grego e significa “estudo”. Ou seja, Sociologia é o estudo da vida coletiva, em sociedade.
Explicação:
1_ Por exemplo, a palavra “sociologia” é híbrida, pois o termo “sócio” tem origem no latim, e “logia” é uma palavra grega.
2_alcoômetro (álcool do árabe + metro do grego);
3_bafômetro (bafo do português + metro do grego);
4_burocracia (bureau do francês + cracia do grego);
5_ sambódromo (samba do quimbundo + dromo do grego)