• Matéria: História
  • Autor: eugeovanabarros
  • Perguntado 3 anos atrás

e escreva ai oque vcs entendem t presciso muito de sua opiniao t

Anexos:

eugeovanabarros: S eu entendi esse obgd mais oque realmente eu quero sua opniao e sobre a revolucao francesa

Respostas

respondido por: flavianasantosfaria
0

A guilhotina foi um instrumento utilizado durante a Revolução Francesa para aplicar a pena de morte por decapitação. O aparelho é constituído de uma grande armação reta (aproximadamente 4 m de altura) na qual é suspensa uma lâmina losangular pesada (de cerca de 40 kg). As medidas e peso indicados são os das normas francesas. A lâmina é guiada à parte superior da armação por uma corda, e fica mantida no alto até que a cabeça do condenado seja colocada sobre uma barra que a impede de se mover. Em seguida, a corda é liberada e a lâmina cai de uma distância de 2,3 metros, seccionando o pescoço da vítima.

Foi o médico francês Joseph-Ignace Guillotin[1] (1738-1814) que sugeriu o uso deste aparelho na aplicação da pena de morte. Guillotin considerava este método de execução mais humano do que o enforcamento ou a decapitação com um machado. Na realidade, a agonia do enforcado podia ser longa, caso o dano aos ossos do pescoço não causasse a morte imediata; já em certas decapitações, o machado não cumpria seu papel ao primeiro golpe, o que aumentava consideravelmente o sofrimento da vítima. Guillotin estimava que a instantaneidade da punição era a condição necessária e absoluta de uma morte decente.

Mas não foi ele o inventor desse aparelho de cortar cabeças, usado muitos séculos antes. Guillotin, na verdade, apenas sugeriu sua volta na Revolução Francesa como eficiente método de execução humana. O aparelho serviu para decapitar 2 794 "inimigos da Revolução" em Paris. Sua primeira inspiração teria surgido diante de uma gravura do alemão Albrecht Dürer, feita no século XVI, na qual o ditador romano Tito Mânlio decapita seu próprio filho com um aparelho semelhante a uma guilhotina. Há registros de que, durante a Idade Média, equipamentos de cortar cabeças já funcionavam na Alemanha. A partir do século XVI, na Inglaterra e na Escócia, surgiram versões mais aperfeiçoadas. Elas dariam origem à guilhotina francesa.[2]

No primeiro projeto de guilhotina, havia uma lâmina horizontal. Foi o doutor Louis, célebre cirurgião da época, que recomendou, em um relatório entregue em 7 de março de 1792, a construção de um aparelho a lâmina oblíqua, única maneira de matar todos os condenados com certeza e rapidez, o que era impossível com uma lâmina horizontal.

Calculam-se 40 mil vítimas da guilhotina entre 1792 e 1799.

No período do Terror, entre 1793 e 1795, constataram-se 15 mil mortes na guilhotina.


eugeovanabarros: oq vc entendeu sobre a revolucao frencesa
flavianasantosfaria: Revolução Francesa foi um período de intensa agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu. A monarquia absolutista que tinha governado a nação durante séculos entrou em colapso em apenas três anos.
eugeovanabarros: e que sem querer eu acho q ñ foi todas as fotos ...
flavianasantosfaria: tudo bem, se precisar estou aqui para ajudar
eugeovanabarros: e que esse texto t muito grande entendi o meu lado e no máximo 10 7 linhas por aí do que eu entendi
eugeovanabarros: ñ tô dizendo q n entendi nd e que ñ tô conseguindo escrever com medo de estar errada sabe
flavianasantosfaria: então eu fiz um resumo do que eu tinha no meu caderno aí você vai ter que fazer o resumo
eugeovanabarros: mais e que vc tem dizer pra mim oque vc entendeu por que eu ñ consigo entende.
Perguntas similares