• Matéria: Português
  • Autor: joaogabriel8604
  • Perguntado 3 anos atrás

A "forma" do pensamento é configurada pela estrutura da língua. E a língua, por sua vez, revela dentro do sistema das suas categorias a sua função mediadora. Cada locutor não pode propor-se como sujeito sem implicar o outro, o parceiro que, dotado da mesma língua, tem em comum o mesmo repertório de formas, a mesma sintaxe de enunciação e igual maneira de organizar o conteúdo. A partir da função linguística [...], indivíduo e sociedade não são mais termos contraditórios, mas termos complementares. De fato, é dentro da, e pela língua que indivíduo e sociedade se determinam mutuamente. O homem sentiu sempre e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma realidade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu. É por isso que tantas mitologias, tendo de explicar que no início dos tempos alguma coisa pôde nascer do nada, propuseram como princípio criador do mundo essa essência imaterial e soberana, a Palavra. Não existe realmente poder mais alto, e todos os poderes do homem, sem exceção, pensemos bem nisso, decorrem desse. A sociedade não é possível a não ser pela língua; e, pela língua, também o indivíduo. O despertar da consciência na criança coincide sempre com a aprendizagem da linguagem, que a introduz pouco a pouco como indivíduo na sociedade. BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I, 1991, p. 26-27. O trecho em que o linguista Émile Benveniste ressalta a importância da língua, acentuando o seu caráter identitário, é:

a) "A sociedade não é possível a não ser pela língua; e, pela língua, também o indivíduo".

b) "E a língua, por sua vez, revela dentro do sistema das suas categorias a sua função mediadora".

c)"O homem sentiu sempre e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem".

d) "É por isso que tantas mitologias propuseram como princípio criador do mundo essa essência imaterial e soberana, a Palavra".
e) "[o parceiro] tem em comum o mesmo repertório de formas, a mesma sintaxe de enunciação e igual maneira de organizar o conteúdo".​

Respostas

respondido por: severinomarques29
1

Resposta:letra a

Explicação:

Perguntas similares