• Matéria: Português
  • Autor: garciailhaj
  • Perguntado 3 anos atrás

AJUDAAAAA PFVR
Texto: Urupês de Monteiro Lobato

1. Os hábitos do Caboclo de escritos procuram evidenciar seu baixo grau de civilização.
a) Como se revela que a população Cabocla é pouco civilizada?
b) Esta frase resume a natureza do Caboclo: "Seu grande cuidado é espremer todas as consequências da lei do menor esforço -e nisso vai longe". Explique a ironia da Frase.

2. Os verbos no presente do indicativo predominam nessa descrição. Que efeito é obtido pelo emprego desse tempo no modo verbal?

3. considerando esse trecho, é correto afirmar que o narrador culpa o governo pela condição de vida dos caboclos? Por quê?

4. A descrição do Caboclo feita por Lobato contém uma condenação da mestiçagem de raças. Explique essa afirmação

Anexos:

Respostas

respondido por: carlaluizamelo123
8

Resposta:

1- a) Os atos de do cabloco podem construir a visão de alguém, pouco civilizado em decorrência, como diz no trecho " seu grande cuidado é espremer todas as consequências da lei do menor esforço". uma pessoa muito acomodada.

b) A ironia reside nas atividades praticadas para se atingir o " menor esforço". Ações como: ter grande cuidado e espremer, demandam grande esforço para serem praticadas. No entanto, o cabloco, contraditoriamente, pratica essas ações para viver na lei do menor esforço.

2- O presente do modo indicativo é empregado quando se deseja retratar um fato ocorrido no memomento da fala, também chamado de presente momentâneo.

3- Sim, porque ele relata sobre a condição horrível.

4- Em seu livro Monteiro Lobato, critica e condena o cabloco quando fala da construção de uma identidade: " O cabloco é o sombrio urupês de pau podre".


garciailhaj: Muito mas muito obrigada!❤
Perguntas similares