• Matéria: Português
  • Autor: marcelapereira35
  • Perguntado 3 anos atrás

Questão 5

Uma das razões pelas quais a Covid-19 alcançou de forma tão rápida e impactante as populações dos diversos continentes deve-se ao fato de que o mundo está globalizado. Em face disso, os efeitos e impactos da pandemia tiveram um alcance de escala global de forma muito rápida após terem sido diagnosticados os primeiros casos em Wuhan, província de Hubei, na China. Assim, para compreender os potenciais efeitos e repercussões da pandemia sobre a agricultura e o setor alimentar do Brasil, é preciso tomar como referência o alcance global e sistêmico do problema.
As projeções do Banco Mundial (2020) indicam que os impactos da pandemia da Covid-19 vão reduzir em 5,2% o crescimento econômico global em 2020. Para as economias avançadas a projeção é de queda de 6,1% para os Estados Unidos da América, 9,1% para a Zona do Euro, e 6,1% para o Japão.
Entre as economias emergentes a projeção é de retração de 6% para a Rússia e crescimento de 1% para a China. Para a América Latina como um todo o Banco Mundial projeta queda de 7,2%. Com relação ao comércio internacional, a Cepal (2020) estima queda de 17% no acumulado entre janeiro e maio de 2020, em relação ao mesmo período de 2019, e projeta para o ano de 2020 queda de 23% nas exportações da América Latina e Caribe, no valor comercializado. Essa redução reflete a queda das exportações para os Estados Unidos em 22,2%, para a União Europeia, em 14,3%, e para a própria região, em 23,9%.


SCHNEIDER, S.; CASSOL, A.; LEONARDI, A.; MARINHO, M. M. Os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o agronegócio e a alimentação. Estudos Avançados, v. 34 (100), 2020.


Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.


I. Países considerados economias emergentes sentiriam menos os efeitos da pandemia, tendo sido estimado o crescimento econômico de nações como Rússia e a China.
II. A globalização facilitou a propagação do vírus da Covid-19 ao redor do mundo e fez com que os problemas econômicos decorrentes da pandemia fossem sentidos por todos.
III. As estimativas indicam que, mesmo com os efeitos negativos da pandemia, Estados Unidos e Japão cresceram 6,1% em 2020.


É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.
Alternativa 2:

II, apenas.
Alternativa 3:

I e II, apenas.
Alternativa 4:

I e III, apenas.
Alternativa 5:

I, II e III.

Respostas

respondido por: marcorochel
11

Resposta:

2

Explicação:

Foi melhor explicação da pergunta na minha opinião.


dianehelen0: resposta corrigida : II apenas
respondido por: ivanijdacosta
1

Resposta:

II apenas

Explicação:

Perguntas similares