obre os fatores de risco para os comportamentos desviantes, assinale a alternativa correta.
A.
Fatores individuais, como agressividade, impulsividade e falta de empatia, são considerados fatores de risco, visto que aumentam as chances de que comportamentos desejáveis sejam desenvolvidos.
B.
Fatores de risco são fatores que aumentam as chances de que determinado comportamento indesejável ocorra. Nesse sentido, o relacionamento próximo com familiares é um importante fator de risco.
C.
Um importante fator de risco para o desenvolvimento de comportamentos desviantes é a relação do jovem com as amizades.
D.
Os fatores de risco e proteção podem ser alterados de acordo com o contexto. Nesse sentido, as relações familiares podem atuar como um fator de risco ou de proteção, dependendo do caso.
E.
O acompanhamento e a monitorização da rotina do adolescente são um fator de risco para os comportamentos desviantes, visto que o adolescente precisa se sentir seguro com a família.
Respostas
Resposta:
Letra D
Explicação:
Fatores de risco são fatores que tendem a aumentar as chances de que determinado comportamento indesejável ocorra. Esses fatores devem ser analisados de forma conjunta e em relação ao contexto da pessoa em questão. Por isso, não se pode afirmar, a priori, que um fator será de risco ou de proteção. O que você estudou são fatores que tendem a se configurar dessa forma, porém ambos os tipos sofrem influência de outros fatores, que podem modulá-los. Por essa razão, a família pode se configurar tanto como um fator de risco quanto de proteção.
Resposta:
Obre os fatores de risco para os comportamentos desviantes, assinale a alternativa correta.
A. Fatores individuais, como agressividade, impulsividade e falta de empatia, são considerados fatores de risco, visto que aumentam as chances de que comportamentos desejáveis sejam desenvolvidos.( )
B. Fatores de risco são fatores que aumentam as chances de que determinado comportamento indesejável ocorra. Nesse sentido, o relacionamento próximo com familiares é um importante fator de risco.( )
C. Um importante fator de risco para o desenvolvimento de comportamentos desviantes é a relação do jovem com as amizades. (X)
D. Os fatores de risco e proteção podem ser alterados de acordo com o contexto. Nesse sentido, as relações familiares podem atuar como um fator de risco ou de proteção, dependendo do caso. ( )
E. O acompanhamento e a monitorização da rotina do adolescente são um fator de risco para os comportamentos desviantes, visto que o adolescente precisa se sentir seguro com a família. ( )
Explicação:
A sabedoria popular bem explica tal fator de risco: "DIGA-ME COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS."