o objeto de estudo da geografia é o espaço geográfico com base na leitura do texto acima defina espaço geográfico
Respostas
Resposta:
ESPAÇO GEOGRÁFICO
O espaço geográfico é o objeto de estudo da geografia, e por isso é tido como um dos conceitos-chave dessa ciência. As formas de se definir o espaço geográfico variam de acordo com as diferentes correntes do pensamento geográfico, não havendo um consenso sobre o termo. Em linhas gerais, o espaço geográfico pode ser entendido como o espaço modificado pela ação humana. Assim, é composto pelo espaço natural e pela sociedade, e se encontra em constante processo de construção e transformação.
O que é espaço geográfico?
O espaço geográfico é um dos principais conceitos da geografia, uma vez que se trata do objeto de estudo dessa ciência. Assim como em outros campos do conhecimento, não existe uma única forma de se definir o espaço geográfico. Desde a corrente da geografia tradicional, passando pela quantitativa, pela crítica e chegando até a humanista e a cultural, muitos autores contribuíram para a construção do entendimento acerca do que seja o espaço geográfico.
• Exemplos de espaço geográfico
Um clássico exemplo de espaço geográfico é a cidade. As cidades são áreas intensamente modificadas pela atividade humana e local de uma grande diversidade de atividades, fluxos e trocas, que condicionam a construção e transformação constante desse espaço.
Plantações e as diversas formas construídas, mesmo em áreas isoladas, como estradas, hidrelétricas, pontes, representam a intervenção humana na natureza e, portanto, uma representação do espaço geográfico.
Espaço geográfico brasileiro
O espaço geográfico brasileiro passou por intensas transformações a partir do século XVI, que representa o início da colonização. Esse processo deu origem a um sistema econômico baseado no extrativismo vegetal, nas grandes propriedades agrícolas e na exportação. A população se concentrava no litoral, e gradativamente foi se interiorizando.
Espaço geográfico mundial
O advento da Primeira Revolução Industrial, que nos trouxe inovações como a máquina a vapor e o uso do carvão como combustível, proporcionou a ampliação da escala de transformação do espaço geográfico e o aumento da velocidade com que esse processo se dava. Enquanto novos instrumentos técnicos surgiam, o capitalismo e o trabalho passavam por modificações que implicavam a reorganização do espaço mundial.