Respostas
Resposta:
Meroveu foi líder dos francos na primeira metade do século V, chefiando seu povo na luta contra os hunos (Batalha dos Campos Catalúnicos).
Resposta:
O rei Clóvis I fez de Paris a capital do Reino dos Francos por volta de 506. Depois ela permanece até pelo menos o início do século VII.
Explicações:
A história de Paris começa com a sua fundação pela tribo celta dos Parísios, que se estabeleceram em uma ilha do Sena (Île de la Cité) devido à sua localização estratégica. Este primeiro povoado de pescadores e marinheiros caiu sob o poder dos romanos no ano 52 a.C, que passaram a chamá-lo de Lutécia.
A cidade mudou seu nome para Paris apenas no século IV. Durante essa época, segundo contam, Paris resistiu à invasão de Átila por intervenção de Santa Genoveva, que passou a ser a padroeira da cidade.
Em 508, Clóvis, rei dos francos, instalou em Paris a capital do seu reinado. Séculos mais tarde, em 987, foi instalada uma dinastia capetiana que perduraria até 1328. A cidade ganhou importância ao longo do século XI, entre outros motivos, graças ao comércio da prata e por formar parte da rota de peregrinos e comerciantes.
Revoltas e rebeliões
A princípios do século XII, os estudantes e professores enfrentaram a autoridade episcopal e o Papa Inocêncio III autorizou a criação de uma corporação “universitas”. Luís IX concedeu a Robert de Sorbon a fundação do colégio “La Sorbona” e, assim, Paris se transformou também em uma cidade universitária.
亗亗亗亗亗亗亗亗亗亗亗亗
(ノ^_^)ノ♕
↓ Deixe o ♡ e avalie ↓
♕ Melhor resp ★★★★★