“A segunda parte da “Grande instauração”, que visa à renovação do aprendizado, é dedicada à “Descoberta do conhecimento”, e possui dois componentes, um dos quais visa livrar a mente de preconceitos, enquanto o outro visa guiar a mente em uma direção produtiva.” (GRAUKROGER, 2007, p. 684)
No trecho acima, o autor se refere à renovação do aprendizado proposta por Francis Bacon. Assinale a alterativa que indica o nome dado por esse pensador, às falsas noções e preconceitos da mente humana:
Respostas
Bacon chama a todas estas falsas noções e preconceitos de "ídolos".
A expressão "ídolo", que tem conotação religiosa, se refere a um símbolo material de uma crença teológica, e era, na época, apontada pelos europeus como um sinal do atraso de outros povos.
Bacon pega esta expressão "emprestada" e expande o seu sentido para coisas que vão além da religião: qualquer pensamento que não é fruto de um método experimental e racional é, para Bacon, um ídolo e deve ser abandonado.
É correta a alternativa D.
Resposta:
1-b) John Locke.
2-d) Ídolos.
3-e) Não se relacionava às emoções ou aos sentidos.
4-d) O filósofo defendia uma formação humana, desenvolvida sem a imposição de instituições, de modo que o homem desenvolva sua sensibilidade, sua dimensão natural.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA