• Matéria: Português
  • Autor: suzyregina23
  • Perguntado 3 anos atrás

LÍNGUA PORTUGUESA Questão 1
No conto A hora e vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa, o protagonista é um homem rude e cruel, que sofre violenta surra de capangas inimigos e é abandonado como morto, num brejo. Recolhido por um casal de matutos, Matraga passa por um lento e doloroso processo de recuperação, em meio ao qual recebe a visita de un padre. com quem estabelece o seguinte diálogo: Mas, será que Deus vai ter pena de mim, com tanta ruindade que fiz, e tendo nas costas tanto pecado mortal? Tem, meu filho. Deus mede a espora pela rédea, e não tira o estribo do pé de arrependido nenhum... (...) Sus vida foi entortada no verde, mas não fique triste, de modo nenhum, porque a tristeza é aboio de chamar demônio e o Reino do Céu, que é o que vale, ninguém tira de sua algi- beira, desde que você esteja com a graça de Deus que ele não regateia a nenhum coração contrito.
a) A linguagem figurada amplamente empregada pelo padre é adequada ao seu interlocutor? Justifique sua resposta

b) Transcreva uma frase do texto que tenha sentido equivalente ao da frase: não regateia a nenhum coração contrito

2-Leia este trecho do artigo de divulgaçað científica:

Antes desses trabalhos, outras pesquisas já haviam identificado uma conexão entre o consumo de refreigerantes e bebidas adoçadas ou de comidas ricas em açucar ou gorduras e o risco maior de desenvolver problemas metabolicos e cariovasculares. Nenhuma delas, no entanto, agrupava esses alimentos em uma mesma categoria o que, segundo alguns nutricionistas, eliminaria distorções.

A) Identifique o sujeito dos verbos em destaque:

B) Por que o verbo está no singular, se o tema do parágrafo são as pesquisas realizadas?

POR FAVOR ALGUÉM RESPONDA​​

Respostas

respondido por: suzys0926
1

Resposta:

a) sim, pois o padre recorre a termos do cotidiano de Matraga chamando campos para explicar a ação divina e o uso da linguagem figurada torna mais simples o entendimento para o "rude" interlocutor o padre

b) "e não tira o estribo do pé de arrependimento nenhum"

Explicação:

Número 2 eu não sei desculpa

Perguntas similares