três divindades de duas tradições religiosas relatando suas principais características :
•Egito Antigo
•Mitológia nódica
•Mitológia Maia
•Mitológia Romana
•Mitológia Ioruba
•Mitológica Indígena
Por FAVOR me ajudem, é pra amanhã
Respostas
Resposta:
Explicação:
-Egito Antigo; Toth- era representado por por formas de aves íbis ou de um babuíno, ele era relacionado a sabedoria e á escrita. Toth teria sido o responsável pela criação da escrita hieroglífica, da matemática, arquitetura, medicina, e todas as demais ciências das quais os egípcios faziam uso.
Isis; era conhecida por ser a deusa do amor, da magia e da feitiçaria, ficou famosa pela sua postura de mãe, sendo conhecida pela deusa da fertilidade e da maternidade também era conhecida pelos seguintes nomes Sait, Ist, Iset, Aset ou Ueset.
Rá;o Deus do Sol era representado comumente pelo o sol do meio-dia e possuía o obelisco como insígnia, o qual era considerado um raio do sol petrificado. Na sua forma animal, poderia transmutar-se em falcão, leão, gato, ou no pássaro Benu.
-Mitológia Nódica; Sif-Mulher de Thor, Sif tinha longos cabelos loiros e era associada aos campos de trigo e à família.Uma vez, entediado por causa de uma insônia, Loki foi procurar Thor no castelo Bilskirnir. Thor não estava, mas Loki encontrou a linda Sif dormindo. Só para implicar, cortou suas longas melenas e a deixou praticamente careca. Descoberto, Loki teve que encomendar novas madeixas do mais puro ouro aos duendes, exímios artesãos.
Freya-Freya ja era uma feiticeira muito sensual. Sua fama era de ser a garota de programa dos deuses, uma Afrodite nórdica. Ela andava com uma carruagem puxada por gatos brancos, usava um casaco de pele de gatos brancos, usava um casaco de pele de gavião, que a fazia voar em busca de prazer, e ostentava um belo colar chamado Brisingamen. Era a mãe das valquírias, servas de Odin incumbidas de buscar os guerreiros mortos
Hel-Filha de Loki e da gigante Angerboda, Hel tinha metade do rosto normal e metade decomposto, como um cadáver. Era a guardiã do Hel, o mundo dos mortos. Ela abrigava tanto deuses quanto gigantes, mas só quem morria fora de combate ia para lá – quem tombava em batalha ia para Valhalla, o lar dos heróis. Para os vikings, morrer de doença ou de velhice era uma desonra terrível, com uma recompensa ainda pior: dar de cara com Hel.
Mitológia Maia;- Hunab Kú: principal deus para os maias. Era o deus criador de tudo.
Yum kaax: deus da guerra.
Tohil: deus do fogo e do sacrifício.
-Mitológia Romana ;Abeona e Adeona; eram divindades romanas que presidiam às viagens. Abeona era invocada pelos que partem; Adeona, pelos que voltam. Em Roma, Abeona era creditada como a deusa que ensinava os meninos a andar, acompanhando-os nos primeiros passos fora de casa.
Cupido; também conhecido como Amor, era o deus equivalente ao deus grego Eros. Era filho de Vênus e Mercúrio. Cupido era geralmente representado como um menino alado que carregava um arco e um carcás com setas. Os ferimentos provocados pelas setas que atirava despertavam amor ou paixão em suas vítimas. Embora fosse algumas vezes apresentado como insensível e descuidado, Cupido era, em geral, tido como benéfico em razão da felicidade que concedia aos casais, mortais ou imortais.
Vulcano ;(Hefesto na mitologia grega) era o deus romano do fogo, filho de Júpiter e de Juno ou ainda, segundo alguns mitólogos, somente de Juno e auxílio do Vento. Sua figura era representada como um ferreiro.
Mitológia Ioruba ;Olorum- significa literalmente Dono do Céu (Orum). É também chamado de Olodumare, embora nas religiões afro-brasileiras o Deus Supremo seja mais conhecido por Olorum. Como grande pai, ele é o criador dos orixás e responsável pela divisão entre o mundo sobrenatural, Orum, e o mundo dos homens, Aiê.
Logum Edé -é o orixá da caça e da pesca. Na genealogia dos deuses, é filho de Oxóssi com Oxum. Logum Edé, segundo o mito, vive metade do ano como mulher, na água, e a outra metade como homem, nas florestas Oxaguiã-é identificado com Oxalá jovem, Oxalufã aparece para muitos pais e filhos-de-santo no Brasil como o Oxalá velho. Por isso, geralmente é representado como um idoso curvado, que anda com dificuldade. Tal como Oxalá, sua cor é o branco e uma de suas maiores virtudes é a sabedoria.
Mitológica Indígena ;Tupã- “Espirito do Trovão”, é o grande criador da vida. Além de dar origem ao mar, céus e terra, ele também ajudou o povo humano a plantar, fazer artesanato e caçar. Para os pajés, ele concedeu algumas habilidades extras sobre plantas, ervas medicinais e curas.
Akuanduba- enquanto toca a sua flauta, traz harmonia para o mundo. Conta-se que ele jogou uma tribo inteira para dentro do mar para ver se aprendiam as virtudes da obediência. Ela sobreviveu e deu um novo rumo para as sua existência.
Sumé-é o Deus das leis e das regras a serem seguidas. Sumé ensinou aos índios os saberes sobre como cozinhar a mandioca e utilizá-la no cotidiano como um importante fruto que a terra deu.
Espero ter ajudado ;)