Respostas
Resposta:
Os Yanomami são um grupo indígena que habita a floresta Amazônica, na região da fronteira do Brasil com a Venezuela. Como outros grupos indígenas, eles realizam pinturas e perfurações corporais .
Resposta: Olha acho que a grande maioria das tribos indigénas existentes ao redor do mundo, todos tinham pinturas corporais como destaque
Acho que pintura no corpo é importante em culturas indígenas porque ela indica um lugar na sociedade e se relaciona com forças naturais e sobrenaturais.
E elas tem vários sentidos, rituais de passagem, casamento, caça, guerra
Em grande maioria pigmentos utilizados são,na maior parte das vezes o vermelho, feito com o pó da semente de urucum, e o azul-escuro, quase negro, fervendo ou macerando a polpa do jenipapo verde com um pouco de água e fazendo uma tinta transparente, que após algumas horas se torna escura. As tintas produzidas são aplicadas com as mãos, pontas de palha, riscadores de madeira, chumaços de algodão, pincéis variados e até cachimbos feitos com o coco da palmeira babaçu. Além do urucum e do jenipapo, costuma-se usar o pó de carvão para o pigmento preto, e do calcário, que se encontra na terra, para obter a cor branca. Esse tipo de pintura desaparece após alguns banhos.
Explicação: E vamos lá dando alguns exemplos de tribos brasileiras.
- Asurinis do Xingu , são da família Tupi-Guarani
- Karajá, Antigos moradores das margens do rio Araguaia, nos Estados de Goiás, TO, Mato Grosso
-Krahô, no Tocantins.
-Matis na amazonia
-Yanomami um dos mais conhecidos no mundo, são moradores da amazonia
-Xikrin Kayapó, no estado do Pará
se você se interessou mesmo pela pintura e não ta aqui só vendo as respostas, dá uma pesquisada sobre a Arte Indígena e para que servia a pintura corporal (que não é algo existente só no brasil)