Enquanto futuro psicopedagogo(a), analise as informações apresentadas sobre o caso de Pietro e elabore um texto dissertativo (de no mínimo 30 e no máximo 60 linhas ao todo) que contemple os seguintes tópicos: 1) Elabore uma explicação aos pais de Pietro sobre o processo de acompanhamento psicopedagógico e os riscos que poderão ser ocasionados pelo uso indiscriminado de qualquer medicamento pela criança. 2) Apresente uma sugestão de atividade que vise trabalhar com a memória de Pietro em relação à leitura e registro. 3) Explique a visão dos pais quanto a biologização da dificuldade de Pietro e pontue qual é o papel do psicopedagogo em lidar com situações como esta, ressaltando a importância do diagnóstico psicopedagógico em relação às dificuldades observadas no processo de ensino-aprendizagem da criança.
Respostas
Resposta:
Um futuro psicopedagogo deve analisar o processo de ensino-aprendizado de cada criança de forma individualizada.
Explicação:
Muitos pais, hoje em dia, observam que seus filhos demonstram dificuldades de aprendizagem. Na tentativa de solucionar essa questão, várias famílias recorrem a médicos, os quais receitam medicamentos para ajudar no melhor rendimento escolar das crianças.
No entanto, vale ressaltar que o processo de ensino-aprendizagem na infância e adolescência deve ser acompanhado de modo individualizado por profissionais da área da educação, tais quais, professores, psicólogos, pedagogos.
Desse modo, antes de iniciar o uso de medicamentos faz-se necessário explorar e desenvolver diversas atividades lúdicas como jogo da memória, bingo pedagógico, criação de histórias e outras
Assim será respeitado a individualidade e o nível de aprendizagem de cada criança, valorizando a realidade vivenciada pela mesma, partindo daí para um trabalho que possa abranger o desempenho escolar sem precisar, na maioria dos casos, do uso de medicamentos.