o aquecimento global está elevando o volume do mar a uma velocidade que não corria há milênios. um novo estudo produzido por uma parceria entre universidades europeias e asiáticas aponta que nos últimos 2.800 anos nossos oceanos nunca subiram tanto.
O estudo utilizou as marcas que o mar deixa nas coisas que o cercam. Corais, pedras e resquícios arqueológicos foram analisados para que os pesquisadores conseguissem determinar sua idade, período de contato com o oceano, e consequentemente qual o volume do mar durante esse período. É uma espécie de impressão digital marítima. "Já haviam estudos antigos que visavam prever o volume do mar, mas nós somos os primeiros a produzir um registo global sobre nível dos oceanos", afirmou ao site americano Mashable, Ben Horton, um dos responsáveis pelo projeto.
A pesquisa aponta tque entre 800a.C. e 1900 d.C., volume do mar avançou 8 cm em relação a terra, e que só no século 20 essa expansão quase dobrou: após a Revolução Industrial, o volume do mar cresceu em 14 cm.
E esse não é o curso natural das coisas. A pesquisa mostra que, caso não estivéssemos em processo de aquecimento global, os mares Não subiriam mais do que 7 cm - e poderiam até mesmo ter recuado 3 cm.
Além de causar a morte de animais no Ártico, o aumento do nível marítimo já vem mostrando suas consequências. um estudo produzido pela ONG climate Central, mostrou que 78% das enchentes que aconteceram entre a partir de 1950, nos Estados Unidos, não ocorreriam se o planeta não estivesse esquentando. Outra pesquisa, coproduzida pelo vice-presidente da Climate Central, Ben Strauss, aponta que se parássemos hoje de emitir gás carbônico, ainda assim estaríamos propícios a ver os oceanos subirem até 1,6 m. Strauss afirma que as emissões já produzidas pelo homem na pós-revolução Industrial podem mostrar-se o impacto ao longo dos próximos séculos.
Faça uma análise do texto ientificando os elementos abaixo:
1) Texto
2) Remetente
3) Destinatário
4) Contexto
5) Contato
6) Mensagem
7) Função de linguagem predominante
Respostas
Após realizar a leitura do texto sobre aquecimento global e os seus efeitos sobre o aumento do volume do mar, podemos identificar as seguintes informações:
1) Texto:
O texto lido é jornalístico, sendo assim caracterizado como um artigo, com ênfase informativa. Não se trata de um artigo de opinião, pois o autor não expõe sua opinião sobre o assunto, apenas apresenta fatos comprovados.
2) Remetente:
Através da referência bibliográfica, podemos ver que o remetente é um jornalista chamado Felipe Germano.
3) Destinatário:
A pessoa a qual o texto é destinado, são os leitores do site.
4) Contexto:
O contexto demonstrado pelo texto se trata do avanço do aquecimento global e suas consequências sobre o planeta.
5) Contato:
O contato ou canal pelo qual o texto foi divulgado foi um site chamado abril.
6) Mensagem:
A mensagem retratada pelo texto é um alerta sobre o aumento do volume dos mares, devido o aumento do aquecimento global. Chamando a atenção da população para prática de atos mais sustentáveis.
7) Função de linguagem predominante:
O texto utilizou uma linguagem conativa.