Kwame A. Appiah cita uma frase do escritor nigeriano Chinua Achebe: “a identidade africana ainda está em formação”. Com essa frase o que Appiah quer dizer: a. Que a identidade africana é algo determinado. Tudo depende de qual África nos referimos. b. Que a identidade africana não é algo determinado de antemão, que ninguém fora da África pode entender a complexidade do continente. c. Que a identidade africana não é algo determinado de antemão e que não existe essa identidade, nem essa união, os povos são muito diferentes e não aceitam esses conceitos. d. Que a identidade africana não é algo determinado de antemão e que uma das formas que o Pan-Africanismo assumiu foi a União Africana de nações, um projeto que busca direcionar a solidariedade continental para fins políticos. e. Que a identidade africana é algo que depende de onde o cidadão nasceu, depende de que África: da África Que a identidade africana é algo que depende de onde o cidadão nasceu, depende de que África: da África islâmica, pagã ou cristã.
Segue a resposta já verificada: Letra D, podem conferir a resposta no texto :
Você costuma citar uma frase do escritor nigeriano Chinua Achebe: “A identidade africana ainda está em formação”. Quais podem ser os usos desse conceito de “identidade africana”?
Quando menciono essa frase, quero dizer que a identidade africana não é algo determinado de antemão, e que essa expressão pode significar muitas coisas. Por exemplo, uma das formas que o Pan-Africanismo assumiu foi a União Africana de nações, um projeto que busca direcionar a solidariedade continental para fins políticos. Eu diria que a UA é uma das poucas instituições políticas realmente significativas no continente, mas ainda é muito fraca. Oferece um mecanismo para discutir problemas da região, mas quando há discordâncias profundas não funciona sempre como o espaço de mediação que poderia ser. Além disso, ao contrário da União Europeia, que começou como união aduaneira, a UA surgiu como um instrumento essencialmente político, e não comercial. Um dos desafios para a UA é reduzir barreiras comerciais entre as nações, o que ainda cria grandes entraves para a economia africana. Hoje existem acordos regionais desse tipo no sul e no oeste da África, mas nada no continente como um todo. Essa seria uma forma de fomentar um modelo de unidade africana que abre espaço também para a diversidade e não é baseado no conceito de raça.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Que a identidade africana não é algo determinado de antemão e que uma das formas que o Pan-Africanismo assumiu foi a União Africana de nações, um projeto que busca direcionar a solidariedade continental para fins políticos.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás