A obra rodoviária de brumadinho teve como suporte materiais conhecidos e usados na indústria questionario
Respostas
Explicação:
Considerações Finais
De acordo com Lefebvre (2006), portanto, existe a criação de um espaço social
na rodoviária de Brumadinho, pois ao mesmo tempo que a comunidade vai até o local
para pegar ônibus e se locomover, também vai para fugir da disciplina e montar um local
que está um pouco mais livre de regras repressivas. Isso, representado na obra
“Rodoviária de Brumadinho”, na parede do Inhotim, só pode ser compreendido se
permanecer nesse mesmo instituto museal, como um site specific, ou perderá o sentido.
Já com Rancière (2009), na Partilha do Sensível, é possível observar na dança
do forró, realizada na própria rodoviária de Brumadinho, que existe um local para posição
e movimento dos corpos através de uma arte. Essa dança, comum em Minas Gerais (onde
Brumadinho está situada), está também representada na obra do Inhotim.
O que tanto Lefebvre quanto Rancière explicam, e o que acontece na rodoviária
de Brumadinho, é que a comunidade local encontrou formas de montar um espaço social
igualitário, espontâneo, sem repressão e disciplina da sociedade em si. A obra
“Rodoviária de Brumadinho”, de John Ahearn, expressa essa forma de organização em
um site specific localizado em uma instituição museal na própria cidade.