um átomo que está com diferente quantidade de próton e elétron é chamado de íon. explique de que forma determinamos se ele é um cátion (carga final+) mais ou (cargo final-) me ajude!
Respostas
Resposta:
Opa! Tudo bom?
Para um átomo se tornar um íon, seja cátion ou ânion, deve haver uma diferença entre o número de elétrons e o número de prótons.
Lembrando que um átomo tem o número de prótons igual ao número de elétrons e, como os prótons tem carga elétrica positiva e os elétrons carga elétrica negativa, um átomo é eletricamente neutro.
No entanto, quando falamos de íons, o número de prótons e o número de elétrons são diferentes, logo eles são espécies eletricamente carregadas.
Um cátion (íon de carga positiva + ) é gerado quando um átomo perde elétrons, ficando com um número de prótons maior que o número de elétrons. Como ficou mais prótons que elétrons e os prótons tem carga positiva, esse íon fica com carga positiva, por isso cátions tem carga positiva + .
Vamos supor que eu tenha um átomo com 30 prótons e 30 elétrons. Ele está eletricamente neutro, pois o número de prótons é o mesmo número que o de elétrons. Esse átomo perde 3 elétrons, logo fica com 3 prótons a mais tendo, portanto, carga final +3.
Um ânion (íons de carga negativa - ) é gerado quando um átomo recebe elétrons. Como antes havia um equilíbrio entre o número de prótons e o número de elétrons, com elétrons a mais, esse átomo fica carregado negativamente.
Supondo que um átomo com 40 prótons e 40 elétrons receba 3 elétrons. Veja que ele fica com 3 elétrons a mais que prótons, ficando, portanto, com carga final -3.
Uma curiosidade:
O elemento hidrogênio tem número atômico 1, então um átomo de hidrogênio tem 1 próton e 1 elétron. Quando se forma um cátion de hidrogênio, o famoso H⁺, esse cátion é, na verdade, um só próton =).