A ciência da compostagem A compostagem é um processo biológico em que ocorre decomposição (quebra em partículas menores) da matéria orgânica que forma uma mistura orgânica. Ela é desenvolvida por uma comunidade diversificada de microrganismos, como bactérias e fungos, que decompõem a matéria orgânica, liberando dióxido de carbono (CO2) e vapor de água. Ela é efetuada em duas fases principais. Na primeira, ocorrem as reações mais intensas, que produzem calor e consequentemente o aumento da temperatura, favorecendo o desenvolvimento dos microrganismos termofílicos (aqueles que apresentam temperatura ótima de crescimento entre 45° C e 80° C). A variação de temperatura é importante indicativo de que a decomposição está ocorrendo. Na segunda fase, ocorre a maturação, quando há a formação do húmus orgânico (biofertilizante), composto homogêneo de cor escura e cheiro agradável de terra úmida, que traz benefícios ao solo, como a liberação lenta de nutrientes, e funciona como reservatório fixo de nitrogênio, fundamental para manter a fertilidade do solo. Responda:
1. O que é compostagem?
2. Quais os valores ideais de temperatura para o desenvolvimento de microrganismo na compostagem?
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
1)Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais formando assim um solo humífero
2)Acima dos 65 °C a maioria dos microrganismos serão eliminados, incluindo aqueles que são responsáveis pela decomposição, necessitando assim, controlar as temperatura com umidade e aeração mantendo a níveis desejados. No processo de decomposição da matéria orgânica, a umidade garanti a atividade microbiológica.
Explicação: :D
raylanemickelle:
obg anjo
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás