2. Explique a diferença entre a filosofia pré-socrática e a socrática.
Respostas
Os filósofos pré-socráticos preocupavam-se com a origem do Universo e como a natureza foi criada. Assim, de modo científico, debruçavam-se a observar o cosmos e refletiam acerca do princípio de todas as coisas.
Com isso, os filósofos pré-socráticos são denominados de "filósofos da natureza", pois utilizam sua racionalidade para pensar sobre a arché (princípio) e a physis (natureza).
Seus principais fundadores são: Tales de Mileto, que concebia que tudo vinha da água; Anaximandro, que afirmava o ápeiron, ou seja, o indeterminado; Anaxímenes, o ar; Pitágoras, o princípio era os números, Heráclito, que dizia que era o fogo.
Sócrates, por sua vez, tinha um jeito peculiar de "fazer" filosofia: muito astuto e considerado sábio pelo Oráculo de Delfos, ele andava pelas ruas de Atenas dialogando com os jovens, com a finalidade de trazer a luz filosófica em suas palavras (por assim dizer).
Utilizando da maiêutica (parto das ideias), Sócrates conversava sobre os temais mais corriqueiros e usava da técnica da ironia para desconstruir conceitos errôneos e do senso comum da época. Sócrates focou sua filosofia no homem e na sua ética, tendo como primazia analisar o comportamento humano e filosofar acerca de como viver filosoficamente.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/2504143
Resposta:
Pré-Socráticos e Sofistas:
Os primeiros filósofos gregos surgiram no período pré-socrático, entre o século VII e VI a.C., a filosofia surgiu a partir de alguns que buscavam explicar o mundo de outra forma, não a partir de mitos, como era feito na época. Os pré-socráticos acreditavam que o homem não deveria ser objeto de estudo, deveria estudar o mundo que ele habitava, eram mais voltados para a natureza, e valorizavam questões como o surgimento do mundo, e a observação de fenômenos naturais. Alguns filósofos buscavam o “arché”, que seria o que deu origem ao universo, a maioria destes filósofos pertencia a escola jônica, da cidade de Jônia na Grécia, o primeiro filósofo, Tales de Mileto, acreditava que tudo provinha da água, Heráclito via o fogo como a primeira essência, Anaxímenes o ar, depois Empedóceles faz uma síntese dessas idéias e diz que as coisas não viriam de um elemento só mais sim se quatro elementos, a água, o fogo, a terra e o ar. Outro grande pensador pré-socrático foi Pitágoras de Ramos que formou a escola itálica, na Itália, que foi muito importante para o estudo da matemática e de demais temas filosóficos, ele tinha a teoria de que tudo surgia a partir dos números, tendo criado fórmulas e teorias através da observação, que vigoram até hoje.
A Escola Eleática se desenvolveu na cidade de Eleia, ao sul da Itália. Seus principais filósofos foram Xenófanes de Cólofon, Parmênides de Eleia e Zenão de Eleiae que se opunham aos pensamentos da escola jônica, principalmente de Heráclito que acreditava que tudo deve sofrer transformação e movimento, a partir dessas idéias surgiu a dialética, método de debate