5. (Unisc 2021) As características descritas nas afirmativas a seguir estão associadas com diferentes grupos de plantas.
1. Plantas com xilema e floema que produzem flores e frutos.
11. Plantas avasculares, presença de rizoides para sua fixação aos substratos e com fase de gametofito prolongada.
III. Plantas vasculares que não produzem flores e sementes; apresentam alternância de gerações sendo a fase esporofítica predominante.
IV. Plantas vasculares que não produzem flores e cujas sementes não se encontram protegidas por frutos.
Identifique a ordem das características que representam, respectivamente, os grupos de briofitas, pteridófitas,
gimnospermas e angiospermas.
a) I-11 - III - IV
b) II-III-I-IV
c) III-11-IV-1
d) 11-111-IV-1
e) II-IV-II-
.
Respostas
Resposta:11-III-IV-1, letra d
Explicação:
briófitas:
Devido à falta de vascularização, isto é, vasos condutores de seiva, as briófitas são plantas pequenas e encontradas em locais úmidos. Um dos motivos de viverem nesse tipo de ambiente é porque não possuem raízes profundas e necessitam absorver substâncias, como água, por contato direto. O transporte de nutrientes das briófitas ocorre a partir do processo de difusão das células, ou seja, transporte de substâncias pela membrana plasmática sem gasto de energia. Um exemplo de briófitas são os musgos, muito encontrados no bioma tundra.
pteridófitas:
As angiospermas são as primeiras plantas a possuir raiz, caule e folhas e, por isso, dependem de vascularização para sobreviver. Os vasos condutores permitiram que as plantas aumentassem o seu porte e se adaptassem ao ambiente terrestre. Normalmente as pteridófitas possuem pequenas folhas, os folíolos. Apesar da evolução, ainda dependem de locais úmidos e com sombra para sobreviver. Um grande exemplo desse grupo são as samambaias.
gimnospermas:
As gimnospermas são as primeiras plantas que não necessitam de água para se reproduzir. São compostas por raiz, caule, folha, flores secas e sementes, sendo que os dois últimos surgiram justamente nessa etapa evolutiva. Possuem diversos tamanhos e são muitos tipos de planta, desde arbustos até grandes árvores. O que mais diferencia as gimnospermas do restante das plantas é a presença de sementes secas, “nuas”, que não estão encerradas em frutos. Vivem preferencialmente em ambientes de clima frio ou temperado, como os pinheiros, as araucárias ou as sequoias
angiospermas:
Possuem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. As angiospermas são as primeiras plantas que evoluíram ao ponto de ter frutos. São estruturas complexas compostas por diversos órgãos, sendo eles de suporte, proteção e reprodução. Os frutos são uma ótima evolução, pois protegem as sementes e ajudam na dispersão desse tipo de planta na natureza. Com isso, as angiospermas estão no último nível de evolução das plantas.
A botânica é um ramo da biologia que foca nas plantas e nos seus tipos (D).
Briófitas são plantas menores e que se localizam em ambientes úmidos. Ela não possuem raízes capazes de absorver água e outros nutrientes. Assim, é necessário que as células se difundem para que ocorra absorvição de nutrientes sem dispêndio de energia.
As Pteridófitas são um grupo de plantas que possuem a estrutura padrão das plantas: raiz, caule, tronco e folhas. Possuem folhas de grande porte e sobrevivem por meio da vascularização.
Já as Gimnospermas são grupos de plantas compostas por raiz, caule, sementes, folhas e flores e se reproduzem sem a necessidade de água. Elas variam de tamanho e altura e possuem muitas sementes, adaptando-se a climas frios e invernos rigorosos.
As Angiospermas, por sua vez, são plantas que, além da riz, o caule, das folhas e das flores, elas dão, também, frutos. Este tipo de planta é mais complexo e possui vários órgãos, sendo o primeiro a evoluir para dar frutos.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/14453427