descreva o sistema socialista, suas funções, suas características e quais países adotaram esse sistema.
Respostas
Resposta:
R - O Socialismo foi uma corrente ideológica europeia do Século XIX. Era uma ideia que criticava sumariamente a classe dominante da época, isto é, a burguesia. Estre seus objetivos estão:
I) Fim da Propriedade Privada: Para Karl Marx e Friedich Angels, pais fundadores desta doutrina, esta seria a causa de todas as desigualdades sociais;
II) Combate ao Capitalismo: Segundo Marx, por meio da tomada de consciência e uma ação revolucionária, a classe operária, promoveria a derrubada da sociedade burguesa capitalista, instalando uma Ditadura do Proletariado. Aqui, há ainda, a existência do Estado, mesmo sob controle dos proletários.
Dentre sua características podemos citar:
I) Luta de Classes: De acordo com Karl Marx, o Motor da História sempre foi a luta entre as classes, ou seja, entre explorados e explorados. Na Roma Antiga ( escravos e patrícios), na Idade Média (servos e senhores feudais), na Idade Moderna (burguesia e nobreza) e na Idade Contemporânea (proletários e burgueses).
II) Ditadura do Proletariado: Seria a tomada do poder pelos trabalhadores;
III) Materialismo histórico e dialético: Segunda Marx, as condições materiais determinam o resultado na política, justiça, esporte etc. Na justiça, aquele que detém o melhor advogado terá mais chances do que quem não tem. Na política, quem tem mais condições se elege. No esporte, quem detém melhor infraestrutura terá mais chances de ganhar.
No Materialismo Dialético, todo sistema social já nasce com o germe de sua destruição, isto é, assim como a escravidão em Roma e a vida, que ja vem acompanhada de no futuro morrer.
IV) Mais-Valia: É a diferença entre a riqueza gerada pelo operário através de seu trabalho e o salário recebido pelo trabalho realizado.
Edit: O Socialismo é o meio necessário para se alcançar o Comunismo, que será a ausência de Estado, já que esse serve apenas para defender os interesses da classe dominante e o fim da propriedade privada, que extinguirá as classes sociais.
Países que a adotaram: República Popular da China, República Popular Democrática da Coreia e República de Cuba.
Explicação: