Como operador de direitos, você é procurado por um empresário promissor que precisa fornecer contribuições financeiras para seu negócio. No entanto, o empresário não queria tomar emprestado do banco ou vender seus ativos, nem alterar a estrutura de sua empresa. Com base nessa situação, que aconselhamento jurídico você daria aos empresários?
Respostas
Resposta:
Antecipação de recebíveis
Se a sua empresa tem contas a receber de clientes nos próximos meses, uma opção para conseguir crédito para capital de giro é fazer a antecipação de recebíveis. Neste caso, a empresa procura uma instituição financeira ou outra organização que ofereça o serviço e recebe dela o valor referente aos recursos que receberia apenas no futuro. Assim, quando o seu cliente quitar o título, o dinheiro será destinado à instituição que antecipou o valor para a sua empresa.
A medida pode ser uma boa alternativa, mas é importante ficar atento às taxas de juros aplicadas neste processo, pois podem tornar essa opção mais cara que outras. Além disso, é importante cuidar para que essa medida não se torne uma forma de “tapar buracos” constantemente.
Explicação:
O ideal, nesse caso, seria propor ao empresário que reúna um ou mais investidores e constitua uma sociedade em conta de participação, orientando sobre todas as características jurídicas que envolvem este tipo societário.