3. De acordo com o texto e seus estudos, segundo Platão, quais elementos caracterizavam o demiurgo, o pintor e a pintura?
4. O pensamento de Platão influenciou a forma como as pessoas entenderam a arte por vários séculos. Imitar a realidade com o máximo de perfeição foi o ideal de vários artistas. No entanto, a arte tomou outro caminho ao abandonar a mimese (ou mimesis), no século XX, com artistas como Marcel Duchamp trazendo novas possibilidades de reflexão. a) Ao analisar a obra de Duchamp, explique por que ela não está de acordo com a concepção de arte criticada por Platão, com base no conceito da mimese.
b) No diálogo entre Sócrates e Glauco, qual é o principal argumento utilizado para criticar a arte como mimese? c) Tendo como modelo a sociedade utópica de Platão, imagine como seria o cotidiano de um jovem distante de qualquer manifestação artística
Respostas
respondido por:
3
Para Platão o conhecimento e o questionamento a partir da ideia de demiurgo, atuam como uma forma de buscar a razão das coisas.
Ele refletiu sobre:
- A ética;
- A política;
- O conhecimento e o questionamento.
O principal sentido sobre a mimese parte da expressão, neste caso, na reprodução do conhecimento que vem de uma base anterior.
Assim, ela faz parte do que podemos entender como atitude filosófica, que nada mais é que o questionamento que o indivíduo faz sobre determinada problemática, e, visa através do entendimento e a busca pelo conhecimento propor maneiras de resolver essas questões, ou apenas divagar sobre elas com o intuito de saber o real significado desse fator, causa, consequência ou coisa.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás