A transferência da Corte portuguesa para o Brasil teve consequências no processo de autonomia (independência!) política brasileira pois... I. Inverteu o papel da colônia que se tornou o centro administrativo da metrópole Portugal. II. A presença da Corte possibilitou um grande desenvolvimento econômico, político e cultural na Colônia, o que acabou por retardar o surgimento de um sentimento autonomista e nacionalista entre os brasileiros. III. A presença da monarquia no Brasil diminuiu as contradições e diferenças entre a Colônia e a Metrópole, evitando uma separação. IV. As guerras napoleônicas e a invasão francesa da Península Ibérica (1807-1808) resultaram na transferência da Corte portuguesa e de setores dirigentes do Estado português para o Brasil, criando uma situação inédita para a principal colônia portuguesa. *
10 pontos
I e II estão corretas.
II e IV estão corretas.
I e IV estão corretas.
III e IV estão corretas.
Respostas
Resposta:a resposta e I e IV
Resposta:
II e IV estão corretas.
II- A presença da Corte possibilitou um grande desenvolvimento econômico, político e cultural na Colônia, o que, paradoxalmente, acabou por retardar um sentimento autonomista e nacionalista entre os brasileiros.
IV - A transferência da corte portuguesa para o Brasil contribuiu para que a colônia ganhasse uma serie de melhorias. Houve a abertura dos portos e o fim da exclusividade de Portugal sobre o comércio com a colônia e aumentou o interesse de outros países, como a Inglaterra, para comercializar diretamente como os colonos.
Significou também a elevação do Brasil, de colônia a reino unido a Portugal e Algarves. Portanto, o Brasil não era uma simples colônia e sim um reino integrado a Portugal. Houve diversas melhorias na cidade do Rio de Janeiro, inovações essas, para agradar a nobreza que estava na colônia.
Explicação: