• Matéria: História
  • Autor: defreitasmarim
  • Perguntado 3 anos atrás

Na Europa Ocidental, o poder absoluto dos reis contrariava uma longa tradição de poderes locais, exercidos pelos senhores de cada feudo. Para vencer a resistência da nobreza e burguesia, era preciso legitimar esse poder e justificá-lo pela razão e pela fé, tarefa que ficou a cargo de importantes intelectuais da época. Assinale a alternativa que apresenta a doutrina de direito divino de Jaques Bossuet:

A) frase de Luís XIV, ‘o estado sou eu’, como definição da natureza do absolutismo monárquico, significava a desagregação do poder real, civil e religioso, com a criação de uma igreja Francesa.

b) A superioridade do príncipe em relação a todas as classes sociais, reduzindo a um lugar humilde a burguesia, a igreja católica e a nobreza enriquecida.

c) A submissão da nobreza feudal pela eliminação de todos os seus privilégios fiscais e a centralização do poder real e absoluto na pessoa da burguesia com o apoio da Igreja Católica e do papa.

d) Jacques Bossuet em seu livro “Política” ele desenvolveu a doutrina do direito divino dos reis, sobre qual o poder do soberano expressava a vontade de Deus, sendo assim o poder monárquico sagrado, divino, movido pela fé.

Alguem pode me ajudar?​

Respostas

respondido por: enzovoss
0

Resposta:

acho que letra d

Explicação:

so confia

Perguntas similares