Explique o que representou para europeus e indíanos a chegada de vesco da grama a inidia em 1498 !!! gente por favor me Ajudem !!! e para hoje
Respostas
Resposta:
Uma das características mais importantes desta viagem foi a quantidade de equívocos que se criaram: os portugueses estavam convencidos de que a população e o rei eram cristão e não compreendiam a razão por que o comércio das especiarias estava nas mãos dos muçulmanos.
Além disso, as mercadorias que os portugueses traziam eram completamente inadequadas ao comércio local: mantas, chapéus, bacias de metal, mel ou azeite. Vasco da Gama ofereceu-os ao samorim e foi publicamente humilhado e alvo da chacota por parte dos dignitários da corte e dos mercadores da terra.
A armada de Vasco da Gama partiu de Calecute a 29 de agosto e chegou a Lisboa exatamente um ano depois, depois de várias escalas. Foi recebido em triunfo com festejos públicos e com grande satisfação do rei D. Manuel, que lhe concedeu o título de Conde da Vidigueira.
A viagem foi um sucesso político evidente, porque comprovou a viabilidade do projeto de D. João II e de D. Manuel e inaugurou a ligação marítima direta entre a Europa e a Ásia.
Há que relembrar que várias figuras na corte tinham encarado a viagem com ceticismo e que o conselho do rei tinha votado contra a sua realização. Porém, a carga de pimenta trazida pela armada era modesta e as dúvidas, equívocos e percalços da estadia em Calecute ensombravam o sucesso da viagem.
A armada seguinte, de Pedro Álvares Cabral, composta por 13 navios e devidamente apetrechada de meios bélicos, logísticos e diplomáticos, constituiu a resposta adequada aos desafios que se tinham colocado a Vasco da Gama.