18) (382474) "Age de tal modo que a máxima da tua ação se possa tornar provérbio de uma legislação universal". Segundo a compreensão de lei moral de Immanuel Kant, infere-se que
A) a dimensão pulsional da vontade impede a realização plena da racionalidade, compreendida como exercício verdadeiro da liberdade.
B) a liberdade humana só se realiza num contexto de pleno exercício da racionalidade, compreendida como um tipo de lei universal.
C) obedecer à lei significa submeter-se a uma exterioridade, por oposição a seguir uma exigência interna, autônoma de cada um.
D) ser determinado por uma lei que indique o que é certo ou errado significa ir contra os princípios básicos da liberdade humana.
Respostas
Resposta:
letra c:obedecer à lei significa submeter-se a uma exterioridade, por oposição a seguir uma exigência interna, autônoma de cada um.
Explicação: espero ter ajudado
De acordo com Kant, o princípio supremo da moralidade deve assentar-se na razão prática pura, e as leis morais devem ser independentes de qualquer condição subjetiva da natureza humana (LETRA C).
Immanuel Kant, filósofo alemão, tenta criar uma nova filosofia partindo do racionalismo (movido por Descartes, Spinoza, Leibniz) e do empirismo (Hume, Locke) para criar a sua filosofia transcendental e categórica.
Segundo a máxima kantiana, o sujeito deve agir de tal forma que a sua ação se torne uma ação universal e que sirva para todos. Assim, seguindo a razão, a ética do dever, para Kant, é a deontologia, isto é, o estudo do dever e a sua aplicação na sociedade.
Segundo Kant, a ação humana não deve se pautar no achismo e na mera intenção de agir. Ela deve ser puramente racional e seguir, no máximo, o respeito ao próximo.
A ética é categórica, objetiva e guiada, somente, pela razão humana, pois se assim não for, ela será particular e subjetiva, não havendo um parâmetro ético no mundo.
Link: brainly.com.br/tarefa/15201670