Há diferença entre a escravidão no Brasil do tempo presente para a escravidão do
Brasil colonial/império?
Respostas
Sim, com certeza. Em 1888 (Abolição da Escravidão no Brasil) não existia penitências caso um "proprietário" tivesse um escravo, porém, em 13 de maio de 1888 a Lei Áurea foi promulgada e impedia que o sistema escravista continuasse no Brasil. Hoje existem leis que protegem os cidadãos, impedindo que isso ocorra.
Resposta:
A escravidão colonial foi uma das marcas mais evidentes da colonização portuguesa no Brasil. Nativos e africanos foram sujeitos a regimes de trabalho forçado. ... O uso da mão de obra escrava, a princípio, começou com a exploração dos indígenas, no entanto, progressivamente, passou-se a utilização do africano.
A escravidão no Brasil iniciou-se por volta da década de 1530, quando os portugueses implantaram as bases para a colonização da América portuguesa, para atender, mais especificamente, à demanda dos portugueses por mão de obra para o trabalho na lavoura.
A assinatura da lei Áurea, em 13 de maio de 1888, decretou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sob outra, porém o trabalho semelhante ao escravo se manteve de outra maneira.
... Comparação entre a nova escravidão e o antigo sistema.
brasil antiga escravidão nova escravidão
propriedade lega permitida proibida