Os movimentos de Independência da américa espanhola tinham como objetivo adquirir autonomia em relação ao governo de criollos que exploravam a população das colônias.
Respostas
A América Espanhola foi a luta de representantes espanhóis em terras americanas, com o objetivo de conseguir ocupar esse território.
Esse processo terminou com a tomada de uma parte da América pela corte espanhola, além do controle das ações das terras, que antes estavam ocupadas pelos nativos.
A América Hispânica, como também é conhecido esse processo, conseguiu ter o avanço dos colonizadores à medida em que novas terras iam sendo descobertas.
O principal artifício utilizado na obtenção da América espanhola foi a violência. Espanhóis e nativos se enfrentaram durante algum tempo.
A colonização da Espanha construiu uma sociedade que seguiu a estrutura de exploração que foi herdada e toda sociedade era dividida em chapetones, criollos, mestiços e índios.
Os nativos foram escravizados no período da América espanhola. (Foto: Wikipédia)
Contexto Histórico
Os espanhóis chegaram na América juntamente com Cristóvão Colombo, na expedição que ele liderou, em 1492. A América era chamada de índias por eles, e nelas, os colonizadores encontraram grandes civilizações, que garantiam que a América Espanhola possuiria grandes estruturas sociais que ofereceria um bom empreendimento espanhol.
A América então começou a ser povoada pelos espanhóis no período das grandes navegações, iniciadas a partir do século XV. Os hispânicos estavam em busca de novas rotas comerciais, a fim de conseguirem aumentar o comércio da Europa.
As pessoas que atravessavam o Atlântico, com o intuito de construírem a América espanhola, tinham em mente a vontade de enriquecer, principalmente na conquista de ouro e prata.
Na fase de conquista da América espanhola, os espanhóis criaram o adelantados, que se referem às grandes extensões territoriais que eram dadas às pessoas que as conquistassem.
Os homens que recebiam as terras, tinham autonomia para administrá-las da forma que mais fosse viável para eles. Na medida em que os espanhóis iam dominando a América, apareceu a necessidade de criar um sistema administrativo ligado aos interesses mercantilistas da Espanha.
O interesse em uma administração, surgiu principalmente depois que os espanhóis descobriram grandes quantidades de ouro na área ocupada pelos astecas, e prata, no local onde se encontravam os incas.
Características Gerais
Uma das maiores particularidades da América espanhola foi a violência. Por um longo período, os colonizadores precisaram utilizar da sua força e do que tinha para poder guerrear contra os nativos.
Abaixo, seguem algumas outras especificidades desse período e da vitória espanhola no domínio de terras americanas:
• Os espanhóis que iam em direção a América, participavam das expedições pela própria vontade, por isso os empreendimentos são iniciativas particulares.
• Mesmo sendo pela própria vontade, as viagens deveriam ser autorizadas pela coroa espanhola, na Casa de Contratação.
• O maior desejo dos espanhóis era de enriquecer.
• Geralmente, os chefes das viagens eram membros da baixa nobreza espanhola.
• Os soldados que formavam as tropas eram camponeses pobres e que estavam em busca de melhores condições de vida.
• Estima-se que cerca 100 mil espanhóis tenham ido em direção a América.
• Superioridade no armamento espanhol.
• Utilização de Cavalos, visto que os animais eram novidade para os nativos.
Outro ponto que facilitou a vitória dos espanhóis sobre os americanos e marcou esse momento, foi a questão biológica. O contato dos americanos com os colonizadores era por vezes fatal, visto que os nativos não possuíam e nem tinham como se tratar das doenças provenientes dos espanhóis.
Eles, os americanos, eram infectados e na maioria das vezes não resistiam. Acabavam morrendo e facilitando assim a vitória espanhola.
Divisão da América espanhola
A América teve sua divisão de acordo com os interesses econômicos e com as realidades que os espanhóis enfrentavam. Todos os territórios americanos foram divididos em vice-reinados e capitanias gerais.
Os vice-reinados eram as áreas onde os espanhóis conseguiam explorar metais preciosos ou os locais que possuíam áreas de forte comércio. Os locais chamados de vice-reinado eram Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Prata.
Já as capitanias gerais, são os locais estratégicos utilizados pelos espanhóis. Esses lugares não possuíam metais preciosos, por isso eram menos povoados pelos população espanhola. Guatemala, Cuba, Venezuela e Chile eram os lugares chamados de capitanias gerais. As duas divisões da América espanhola representavam níveis de poder.
Os vice-reinos, que eram maiores e com maior poder aquisitivo, pelo alto número de tributos que arrecadava, detinham de um poder maior e mais abrangente. As capitanias tinham o predomínio um pouco menor e as suas atividades eram um mais restritas.
O pensamento metalista, fazia com os espanhóis colocassem sua atenção nas regiões americanas que possuía mais possibilidade da arrecadação de ouro e prata, que eram os vice-reinos.
DESCULPA SE NAO TE AJUDEI