Os dois maiores conflitos rurais da Primeira República, as Guerras de Canudos e do Contestado possuem várias semelhanças. Combatidas duramente pelo governo republicano, ambas acabaram com um saldo trágico: a morte de aproximadamente 10 mil brasileiros. A respeito da Guerra de Canudos (1896-1897), assinale o que for correto.
01) Dois dos personagens mais emblemáticos da Guerra de Canudos foram Lampião e Maria Bonita, que lideravam os sertanejos, baseados em preceitos bíblicos, eram antirrepublicanos e defendiam a constituição de um reino milenarista.
02) Chamados de jagunços pelo escritor Euclides da Cunha, os seguidores de Antônio Conselheiro eram majoritariamente despossuídos, atingidos pela seca e submetidos ao poder do latifúndio e do coronelismo.
04) Euclides da Cunha relatou, no livro "Os Sertões", o massacre promovido pelo exército brasileiro contra os sertanejos de Canudos.
08) A maioria dos sertanejos de Canudos era formada por intelectuais, industriais e membros da elite nordestina, que combatiam o regime oligárquico.
16) A posse da terra, a miséria social e a religiosidade são condicionantes que ajudam a compreender a Guerra de Canudos (1896-1897
Respostas
Resposta:
Ambas ocorreram nos primeiros anos após a proclamação da República (1889). A de Canudos aconteceu na Bahia, entre 1896 e 1897. A do Contestado, na divisa do Paraná com Santa Catarina, de 1912 a 1916. Nos dois casos, o pano de fundo foi uma grave crise econômica e social que assolava o país - inflação, desemprego incrementado pela libertação dos escravos (1888) e avanço das oligarquias sobre os pequenos proprietários de terras. Não por acaso, a origem dos conflitos acabou sendo mais ou menos a mesma também: disputas fundiárias. Tanto em um como em outro episódio, o comando dos rebeldes coube a um líder religioso (Antônio Conselheiro e José Maria de Santo Agostinho, respectivamente). Acusados de fanatismo e de pregar a volta da monarquia, os dois movimentos foram trucidados pelas forças oficiais republicanas. Ao lado da Revolução Federalista, as guerras de Canudos e do Contestado entraram para a história como as maiores chacinas praticadas durante a Primeira República.
Explicação: