Diante às características presentes na obra de Fernando Pessoa, elabore seu MAPA, por meio de um texto dissertativo explicando porque este poema é anacrônico se, utilizado para compreender o contexto de expansão ultramarina portuguesa. Neste MAPA, você deverá também identificar e citar, ao menos, duas características lusitanas apreciadas por Fernando Pessoa no poema.
Respostas
Resposta:
O poeta português jogou luz à condição humana, cuja necessidade de viver também passaria pelo uso da racionalidade como forma de avanço. Afinal, para navegar, são necessários mapas, planejamento, bússolas e astrolábios. Marcado pela transição do mundo medieval para o mundo moderno, o Humanismo conduziu as artes ao Renascimento cultural. Na literatura, deu-se a consolidação da prosa historiográfica, do teatro e da poesia palaciana. No mundo das letras, sabemos que o processo criativo nem sempre se encerra na mente geniosa de um escritor capaz de gerar um mundo completamente isento da realidade que o cerca. Cada vez mais, estudiosos vem detectando que vários romances, contos, poemas e canções se mostram ricamente contaminados pelos valores de seu tempo. Em alguns casos, ainda é possível ver que o processo criativo também abraça referências históricas bastante remotas em relação ao tempo em que vive o autor.
Ao falarmos que navegar é preciso, viver não é preciso”, alguns logo citam a genialidade do escritor português, Fernando Pessoa. Indo um pouco mais adiante sobre o estudo dessa frase, aponta este que, o poeta ao mesmo tempo em que lançava uma sentença sobre a condição do homem, dialogava ricamente com a tradição histórica dos portugueses na exploração dos mares. Contudo, devemos saber que essa interpretação está longe de remontar as origens da afamada frase.
Explicação: