Respostas
1)Hereditariedade
Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes. As características genéticas e fenotípicas transmitidas dessa forma, por sua vez, são chamadas de hereditárias. ... Não se sabia nem mesmo que existia material genético e que esse era transmitido.
2)Na medicina, a genética já permitiu o desenvolvimento de tecnologias que salvam milhares de vidas com a prevenção (aconselhamento genético) e tratamento de temidas doenças como, por exemplo, o câncer. O desenvolvimento da ciência genética também possibilita avanços na produção de medicamentos.
3)Para conduzir os seus experimentos, Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum). Essa planta é de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade.
a)Gene em que a característica genética não aparece expressa, no estado heterozigótico (dois alelos diferentes do mesmo gene); ele só manifesta sua característica quando o seu alelo aparece presente nos dois pares de cromossomos homólogos (dois alelos iguais) e quando o gene dominante está ausente.
b)O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos. Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos.
c)Um indivíduo com genótipo AaBbCc produz 3 tipos de gametas diferentes.
Um indivíduo com genótipo AaBb produz os gametas a e b.
Um indivíduo com genótipo AaBbCc produz 8 tipos de gametas diferentes.
Um indivíduo com genótipo AABB produz 2 tipos de gametas diferentes.