a) Você concorda com a definição de cultura de massa que diz que ela é " sem a aura (originalidade) por ser reprodução fácil e simplificada, produzida em larga escala pelas empresas para gerar lucro"?
Respostas
Resposta:
Horkheimer e Adorno denunciam a morte da razão crítica, asfixiada pelas
relações de produção capitalista. Se denúncias semelhantes já haviam sido feitas no campo do marxismo, o que há de característico nesses filósofos da escola de Frankfurt é a desesperança em relação à possibilidade de transformação dessa realidade social. Essa desesperança se deveria ao diagnóstico, feito por eles, da ausência de consciência revolucionária no proletariado, que teria sido assimilado, absorvido pelo sistema capitalista, seja pelas conquistas trabalhistas alcançadas, seja pela alienação de suas consciências, promovida pela indústria cultural.
Explicação:
Indústria cultural é um termo difundido por Adorno e Horkheimer para designar a indústria da diversão de massa, veiculada por televisão, cinema, rádio, revistas, jornais, músicas, propagandas etc. Por meio da indústria cultural e da diversão se obteria a homogeneização dos comportamentos e a massificação das pessoas. Walter Benjamin (1892-1940) não concordava totalmente com adorno e Horkheimer, adotando uma postura mais otimista no que diz respeito à indústria cultural e à emancipação política. enquanto os dois últimos destacavam que a cultura veiculada pelos meios de comunicação de massa não permite que as classes assalariadas assumam uma posição crítica em relação à realidade, Benjamin enfatizava que a arte dirigida às massas pode servir como instrumento de politização. Além disso, em seu texto A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, Benjamin se mostrou esperançoso com a possibilidade de que a arte se tornasse acessível a todos com o desenvolvimento das técnicas de reprodução (discos, reprografia e processos semelhantes).