• Matéria: Português
  • Autor: bethsantos1503
  • Perguntado 3 anos atrás

P1101 ATENÇÃO! Agora, você vai responder a questões de Lingua Portuguesa, Leia os textos abaixo. Texto 1 Texto 2 Saudade A Sua Hoje que a mágoa me apunhala o seio, E o coração me rasga atroz, imensa, Eu a bendigo da descrença, em meio, Porque eu hoje só vivo da descrença. A noute quando em funda soledade Minh'alma se recolhe tristemente, P'ra iluminar-me a alma descontente, Se acende o círio triste da Saudade. Eu só quero que você saiba Que estou pensando em você Agora e sempre mais Eu só quero que você ouça A canção que eu fiz pra dizer Que eu te adoro cada vez mais E que eu te quero sempre em paz To com sintomas de saudade Estou pensando em você E como eu te quero tanto bem Aonde for não quero dor Eu tomo conta de você Mas, te quero livre também Como o tempo vai E o vento vem [...] E assim afeito às mágoas e ao tormento, E à dor e ao sofrimento eterno afeito, Para dar vida à dor e ao sofrimento, Da saudade na campa enegrecida Guardo a lembrança que me sangra o peito, Mas que no entanto me alimenta a vida. MONTE, Marisa. A sua. Disponivel em: . Acesso em: 15 maio 2020. Mantida a ortografia original do texto. (P11077317 SUP) 01) (P11078217) Apesar de pertencerem a épocas distintas, esses textos são parecidos, pois A) apresentam o fazer poético como principal temática. B) enfatizam a descrença do eu lírico diante da vida. C) evidenciam o sentimento de liberdade do amor sincero. D) expressam o sentimento de saudade do eu lirico pela pessoa amada. E) mencionam o cuidado que o eu lírico tem para com a pessoa amada.​

Respostas

respondido por: luisguilher655
6

Resposta:

B

Explicação:

não tenho certeza


juliareis8331: Oi
respondido por: martinkoliveira
1

A alternativa correta sobre o motivo pelo qual os dois textos apresentados são parecidos é a letra D) expressam o sentimento de saudade do eu lírico pela pessoa amada.

Os dois textos apresentados dissertam sobre a saudade que os eu líricos sentem de suas respectivas amadas. O tom utilizado por cada um é diferente, mas a temática central é a mesma.

No texto 1, temos a presença de um tom melancólico, onde o eu lírico se vê desesperançoso com a vida, e o que o alimenta, mesmo que dolorosamente, é a saudade que sente.

No texto 2, o tom empregado é mais positivo, de gratidão, onde o eu lírico indica que quer o bem de sua amada acima de tudo, seja com ele ou não.

Assim sendo, percebemos que os dois textos dissertam sobre a saudade.

Leia sobre questão relacionada em:

https://brainly.com.br/tarefa/14287543

Anexos:
Perguntas similares