• Matéria: História
  • Autor: Zynah12YT
  • Perguntado 3 anos atrás

a) Que aspecto da vida de Joana d'Arc você achou mais interessante?

b) Será que o fato de ela ser mulher e de pertencer ao campesinato dificultou sua aceitação por parte do rei?

c) Como você interpreta o fato de uma camponesa de apenas 17 anos, iletrada, ter lançado a ideia de que Deus havia lhe dado a missão de salvar a França?

TEXTO:

A extraordinária história de Joana d'Arc

Joana d'Arc nasceu em 1412, numa família camponesa do interior da França. Aos 12 anos, afirmou ter ouvido vozes vindas do céu que lhe diziam para livrar a França dos ingleses e coroar o rei. Aos 17 anos, Joana conseguiu um cavalo e partiu em direção ao Castelo de Chinon, residência do rei, para falar da reve- lação que tivera . Depois de passar por vários e demorados testes diante dos teó- logos do palácio real, Joana d'Arc recebeu das mãos do rei uma espada, um estandarte e o comando geral dos exércitos franceses. Sob seu comando, os franceses obtiveram várias vitórias. Mas depois ela caiu numa armadilha e foi vendida aos ingleses, que a entregaram a um tri- bunal da Inquisição. Este a acusou de herege e de usar roupas masculinas; condenada por esse tribunal, Joana foi morta numa fogueira, em 1431. Em 1456, um novo processo provou sua inocência. E, séculos depois, em 1920, ela foi canonizada.​

Respostas

respondido por: zarlon02
9

Resposta:

O que mais me chama a atenção na vida de Joana d'Arc é o modo como ela rapidamente se torna uma grande força política, presta um grande serviço ao seu país e, mesmo assim, é assassinada por seus inimigos políticos.

A sua vida é um exemplo de como a política não necessariamente é guiada por atores racionais e que tomam decisões racionais, e sim por disputas de poder. Joana d'Arc, mesmo que fosse heroína nacional, "perturbava" a ordem política de então e era uma ameaça ao modelo monárquico, de modo que a sua morte é uma triste lembrança dos retrocessos da nossa espécie.

Perguntas similares