• Matéria: História
  • Autor: andersonh14arg
  • Perguntado 3 anos atrás

Em meio às tensões políticas, D. Pedro I demitiu o presidente da Província de Pernambuco. Isso foi o estopim para a reação pernambucana que instaurou uma República (02 de julho de 1824) com apoiadores de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, a qual foi Denominada Confederação do Equador. A Confederação contou com a participação de diversos grupos sociais: proprietários rurais, comerciantes, homens e mulheres livres e pobres, e os escravizados. A reação de D. Pedro I frente ao movimento republicano da Confederação do Equador foi: *
5 pontos
a) convocar os deputados e senadores para viabilizar em Pernambuco leis democráticas e de cunho liberal, para isso foram convocados os mesmos deputados que fizeram parte da Assembleia Constituinte de 1823.
b) enviou membros do Conselho de Estado para dialogar com os líderes do movimento pois o Imperador estava desgastado com iniciativas autoritárias, por isso buscou amenizar as tensões com os rebeldes.
c) Convocou uma nova Constituinte considerando que o movimento republicano se estendeu por todo o país, prometendo rever e possibilitar emendas constitucionais que garantissem o republicanismo.
d) Reprimiu o movimento violentamente utilizando soldados brasileiros e mercenários ingleses estabelecendo ofensivas militares por terra e mar contra os revolucionários da Confederação.

Respostas

respondido por: yasmincavalcanti84
2

Resposta: Letra D

Explicação:

Perguntas similares