A pesquisa científica deve cumprir dois propósitos fundamentais por meio da pesquisa básica, ou seja, produzir conhecimentos e teorias e por meio da pesquisa aplicada, para resolver problemas. A pesquisa é a ferramenta para conhecer o que nos rodeia e seu caráter é universal. Ela possibilitou, e ainda o faz, o desenvolvimento e evolução da humanidade. Diante disto, qual a postura do pesquisador para que as pesquisas científicas cumpram a sua função social e evolutiva?
Respostas
A postura do pesquisador deve ser neutra e focada na busca por respostas para os problemas da humanidade.
Na prática, isso significa que o pesquisador não deve colocar impressões pessoais (política, religião e outros aspectos) em suas pesquisas científicas.
Dessa forma, o conhecimento criado - por meio dos trabalhos do pesquisador - passa a ter mais credibilidade e confiança dentro da sociedade (povo, mídia, empresas privadas e organizações públicas).
Sonhe, mas trabalhe duro!
Resposta:
Explicação:
Para que a pesquisa científica cumpra a sua função social e evolutiva, ou ainda revolucionária, como defende Einstein ao definir ciência, é indispensável que o pesquisador tenha uma postura responsável e estreitamente ligada com a honestidade, tanto quando decide compartilhar seus conhecimentos, resultados e conclusões, como na forma como age para sempre buscar a verdade. O pesquisador jamais deve subestimar os conhecimentos dos procedimentos metodológicos e éticos para a elaboração de uma pesquisa. Engana-se, no entanto, quem acredita que a pesquisa científica seja extremamente difícil e que o trabalho a ser realizado pelo pesquisador seja unicamente com atividades cansativas, estressantes ou maçante.
Para uma pesquisa científica ser gratificante, […] ela deve ser realizada como uma atividade dinâmica, um exercício de descobrimento e que, para ser feita de maneira eficaz, é imprescindível a realização de um bom planejamento do processo de produção de conhecimento. […]. A insegurança para realizar uma pesquisa origina-se do desconhecimento sobre o processo de produção do conhecimento, […] é possível [e essencial] obter noções sobre o detalhamento de um problema de pesquisa, viabilidade de um projeto, fontes de informações, tipos de fontes, tipos de informação, procedimentos para coletas de informação, trabalho de dados obtidos etc. […] (SILVA; BOTOMÉ, 2002, p. 177-179).
Para além disso, o pesquisador deve conduzir a pesquisa científica mediante procedimentos éticos, de maneira legal e respeitando os direitos humanos dos participantes. A propósito, um aspecto essencial a ser considerado é a ética para a realização de pesquisas científicas, em especial em pesquisas que envolvam seres humanos ou animais de maneira direta ou indireta.