A esfera pendular de um pêndulo cônico descreve um movimento circular uniforme em um plano horizontal, conforme a figura, sendo r o raio da circunferência. O comprimento do Fio é L, o afastamento angular do fio Em relação à direção vertical é zero e a aceleração da gravidade local é g. Supondo que o afastamento angular (0) é pequeno, determine o período de oscilação do pêndulo.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Do movimento circular descrito pela bolinha, sabemos que
veja que quando o espaço percorrido pela bolinha for de ( uma volta completa) o tempo associado será exatamente o período ( pois esta é justamente a definição de período: tempo necessário para realizar uma volta completa).
daí w=v/T= 1/T×v= 1/x×2piX/T= 2pi/T
Ao fazer a colocação das forças atuantes na bolinha teremos: a força peso, a força tensora, e a resultante delas que no caso é do tipo centrípeta. Como está última é a soma vetorial das outras, concluímos que estas 3 se dispõe no plano na forma de um triângulo( lembre-se que geometricamente, a soma vetorial de vetores corresponde a um polígono de lados) ao fazer o desenho vc verá que um dos ângulos desse triângulo vale teta. Assim desse triângulo escrevemos:
TGO=fcp/p= x×w²R/x×g= (2pi)²R/g×t²= T=2pi raiz de r/g×Tgo