Respostas
Resposta:
RECICLAGEM DE LIXO COMUM
A forma mais simples de fazer a reciclagem de lixo doméstico consiste em separar seus resíduos em duas categorias: recicláveis e não recicláveis. O lixo reciclável engloba todos os materiais que podem ser reciclados para voltar ao consumidor de alguma forma, seja como novos produtos ou matéria-prima. São eles: papéis (papelão, jornal, dentre outros), plásticos, metais e vidros. Cartelas de comprimidos e bandejas de isopor também devem ser descartadas como lixo seco, pois podem se transformar em matéria-prima para blocos da construção civil. É importante, ainda, que as caixas de papelão dobradas (para economizar espaço), os vidros embalados em jornal ou papelão caso estejam quebrados, para não machucarem quem os manusear. Os papéis podem ser dobrados, porém, não devem estar amassados.
O lixo eletrônico (pilhas, baterias, celulares e demais eletrônicos) e as lâmpadas, apesar de serem considerados lixo seco, devem ser encaminhados para pontos específicos de coleta, como grandes redes de supermercado. No caso das pilhas e baterias de celular, estas podem ser devolvidas diretamente aos fabricantes.
RECICLAGEM DE LIXO ORGÂNICO
O lixo orgânico ou lixo úmido, consiste de materiais orgânicos (cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida) e não recicláveis (papel higiênico utilizado, materiais de higiene pessoal, plásticos e papéis engordurados, bitucas de cigarro, chiclete, etc.). Ele representa aproximadamente 50% de todo o lixo produzido diariamente por cada brasileiro.