slv fml por favor me ajudem aiii?
Respostas
Oiih (◍•ᴗ•◍)
Resposta:
1. Pesquise 3 tipos de doenças humanas causadas protozoários e descreva:
I. Malária: A malária é causada pela picada do mosquito fêmea do gênero Anopheles infectado pelo parasita do gênero Plasmodium spp. As principais espécies do parasita encontradas no Brasil são Plasmodium malariae, Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax. Esse parasita, ao entrar no corpo, vai para o fígado, onde se multiplica, e depois chega na corrente sanguínea, sendo capaz de destruir as hemácias, por exemplo.
A. Classificação: a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a malária em “grave” ou “não complicada”. Classifica-se como grave quando está presente ''qualquer um'' dos seguintes critérios; caso contrário, é considerada não complicada.
1-A. CONTAGIO/TRANSMISSÃO : A malária é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário. Estes mosquitos são mais abundantes ao entardecer e ao amanhecer. Todavia, são encontrados picando durante todo o período noturno, em menor quantidade.
Quais são os sintomas da malária?
febre alta;
calafrios;
tremores;
sudorese;
dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica.
Prevenção contra Malária:
A malária não pode ser transmitida pela água. Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão o uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes.
----------------------------------------------------------------------------------------
II. Leishmaniose:
A leishmaniose é uma parasitose causada pelo protozoário do gênero Leishmania que, de acordo com a espécie responsável pela infecção, pode causar sintomas que variam de leves a graves. Uma das espécies mais frequentemente encontradas no Brasil é a Leishmania braziliensis, que normalmente está relacionada a manifestações clínicas mais graves.
B. Municípios foram divididos em três classes de transmissão de Leishmaniose Visceral: municípios com média de casos menor que 2,4 estão classificados como de transmissão esporádica; municípios com média de casos > 2,4 e < 4,4 estão classificados como de transmissão moderada; e municípios com média de casos > 4,4
1-B.CONTAGIO/TRANSMISSÃO: A transmissão ocorre quando fêmeas de insetos flebotomíneos infectados picam cães ou outros animais infectados e depois pica o homem transmitindo o protozoário Leishmania chagasi.
Quais são os sintomas da Leishmaniose Visceral?
febre de longa duração;
aumento do fígado e baço;
perda de peso;
fraqueza;
redução da força muscular;
anemia.
Prevenção contra Leishmania:
Medidas Preventivas – Dirigidas à população humana. Medidas de proteção individual. ...
Dirigidas ao vetor. Saneamento ambiental. ...
Dirigidas à população canina. ...
Doação de animais: cães. ...
Vacina antileishmaniose visceral canina. ...
Uso de telas em canis individuais ou coletivos. ...
Coleiras Impregeadas com Deltametrina a 4%
----------------------------------------------------------------------------------------
III. Giardíase: A giardíase é uma parasitose causada pelo protozoário Giardia lamblia, que é a única espécie do gênero Giardia capaz de infectar e causar sintomas nas pessoas. Essa doença é mais comum em crianças e pode ser transmitida por meio da ingestão de cistos de Giardia lamblia presente na água, alimentos ou ambiente contaminado, além do contato direto com pessoas contaminadas, sendo esta forma de transmissão comum em locais em que há muitas pessoas e não possui condições sanitárias adequadas.
C. Classificação: O parasito se multiplica por divisão binária no intestino delgado, sendo que a gravidade da doença é proporcional ao número de parasitos.
1-C.CONTAGIO/TRANSMISSÃO: A Giardia pode ser encontrada na forma de cisto ou trofozoíto, sendo que a forma de cisto é a infectante. A transmissão ocorre via fecal-oral através da ingestão de água ou alimento contaminado.
Quais são os sintomas da giardíase?
Os sintomas de giardíase geralmente incluem cólicas abdominais, gases (flatulência), eructação e diarreia aquosa de odor fétido. O enjoo pode surgir e desaparecer. As pessoas podem se sentir cansadas e vagamente desconfortáveis, e perder o apetite. Se não receber tratamento, a diarreia pode persistir durante semanas.
Prevenção contra Giardíase:
Prevenção: O melhor meio de se evitar esta infecção é a adoção de medidas preventivas como a ingestão somente de água filtrada, saneamento básico, lavar bem as mãos após utilizar o banheiro, lavar em água corrente e higienizar frutas, legumes e verduras.
----------------------------------------------------------------------------------------
✎﹏﹏﹏﹏Bons Estudos﹏﹏﹏﹏