Artigo de opinião: Essencial e supérfluo Essencial: o que é necessário, indispensável. Supérfluo: que ultrapassa a necessidade, que é mais do que se necessita; desnecessário. Na definição do Dicionário Houaiss, é muito fácil compreender a diferença entre esses dois termos. Mas, na vida prática, a história é outra. E, em relação ao consumo, isso se torna ainda mais complexo. Na sociedade atual, o consumo passou a ditar padrões e comportamentos, estabelecendo uma valorização do TER em relação ao SER. Por isso mesmo, em algum momento da vida do adolescente, ter o último modelo de celular vai ser algo essencial. E você, como pai, tem o desafio de mostrar a ele que aquele celular NÃO é essencial à vida dele: essencial é ele ter afeto, poder ser acolhido, contar com a família, ter amigos, poder comer, beber, exercitar sua cidadania. A proposta não é que você tenha uma atitude de excluir o consumo da vida da família. A perspectiva que você deve mostrar ao seu filho é que o consumo é, sim, relevante – é legal comprar um celular, uma calça nova etc. – mas esses objetos não são essenciais à vida dele. Fique atento ao desperdício, aos gastos exagerados, às compras desnecessárias, ao valor que se atribui a marcas e grifes, que são formas de usar mal o dinheiro que você ganha. 01 – Releia o primeiro parágrafo e responda:
a) Qual é a tese apresentada sobre o consumo na sociedade atual?
b) Que argumento de autoridade é utilizado para apresentar a tese?
C) Você ou alguém próximo já apresentaram algum desses comportamentos como consumidor? Comente.
Respostas
Resposta:
a) Na sociedade atual, o consumo passou a ditar padrões e comportamentos, estabelecendo uma valorização do TER em relação ao SER.
b) As definições do dicionário Houaiss de “essencial” e “supérfluo”.
c) Resposta pessoal do aluno.
Espero ter ajudado. Boa sorte!
A) A tese apresentada em relação ao consumo na sociedade atual é sobre objetos supérfulos e que não são essenciais, porém, para algumas pessoas, estes mesmo objetos possuem um enorme valor, se tornando extremamente importantes, quando de fato eles não são.
B) O argumento de autoridade utilizado está no fato de que o leitor é um pai, que não deve dar sempre o celular da mais nova geração par ao filho, que vê aquilo como um objeto que ele TEM que ter.
C) Sim. Existem algumas pessoas na minha família que são extremamente compulsivos quando se tratam de compras.
mais em https://brainly.com.br/tarefa/42512041