Pedro Álvares Cabral chegou ao territorio que mais tarde chamariam de Brasil em 1500. Essa “descoberta” foi intencional ou se deu por acaso? Explique a controvérsia e qual seria a importância desse debate.
Respostas
Resposta:
Durante muito tempo afirmou-se que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 22 de Abril de 1500 por acaso, após a esquadra que comandava se desviar da rota traçada após uma tempestade. ... Existem documentos que indicam a possibilidade de que o italiano Américo Vespúcio tenha viajado pela costa brasileira em junho de 1499.
espero ter te ajudado
Explicação:
Existem duas hipóteses. A consagrada pelos livros de História afirma que, por um desvio de rota, Pedro Álvares Cabral aportou ocasionalmente no Brasil em 1500, sendo que seu destino eram as Índias. Contudo, sabe-se desde 1492, com o relato de Cristóvão Colombo, que existe um novo continente, neste momento ocasionalmente "decoberto", visto que, por acreditarem, ainda sem evidências conclusivas, que a Terra era redonda, a corte espanhola ordenou que a expedição de Colombo viajasse em linha reta, assim chegariam às Índias. Portugal, então, em 1500, já sabia da existência de novas terras, tanto que enviou Américo Vespúcio para que verificasse isso. Assim, pela estrutura da expedição de Cabral, com muitas naus e mais de 1500 tripulantes, é de se supor que sua aparição no Brasil não foi ocasional, e sim, planejada. O tom das cartas de Pero Vaz de Caminha também sugere alguma expectativa pelo que iriam encontrar por aqui. Espero ter ajudado!