A superfície atual do Brasil é formada basicamente por bacias sedimentares e seus recursos, como petróleo, e os escudos cristalinos, associados do ferro e manganês. Todas essas propriedades promoveram variados tipos de solo, como o solo massapé e o solo de terra roxa, fazendo das terras brasileiras extremamente saudáveis e cultiváveis, não por acaso, o Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos do planeta. No oeste paulista, um produto em especial se desenvolveu brilhantemente no solo de terra roxa, fazendo fortunas aos agricultores do Brasil Império e sendo um importante produto de exportação ainda hoje. Que produto agrícola é esse?
Me ajudem pfv
Respostas
Resposta:
O solo brasileiro é formado a partir de três estruturas geológicas, são elas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. Cada uma permite a formação de determinados minerais e solos. A partir dessas estruturas geológicas são identificados quatro tipos de solos: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais.
Explicação:
• Terra roxa: solo extremamente fértil, possui uma coloração avermelhada. É encontrado, especialmente, na região Sul, oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Goiás. A terra roxa é resultado da decomposição de rochas compostas de basalto, que tem origem vulcânica. Isso prova que em um passado remoto já houve derramamento de lavas nas áreas citadas.
• Massapé: é um tipo de solo caracterizado pela elevada fertilidade, possui cor escura em razão de sua formação ser proveniente da decomposição de rochas, como gnaisses escuros, calcários e filitos.
• Salmorão um tipo de solo constituído a partir da decomposição de rochas graníticas e gnaisses claros. É encontrado, principalmente, no Centro-Sul do Brasil.
• Aluviais: é um tipo de solo identificado em todos os pontos do Brasil, é formado a partir do acúmulo de sedimentos em várzeas, vales e etc.