Respostas
Resposta: A OPEP é uma organização internacional, com sede em Viena (Áustria), fundada em 1960 pela Arábia Saudita, Venezuela, Irã, Iraque e Kuwait. Atualmente, ela conta com 13 membros, que foram aderindo a associação ao longo do tempo, e representam 78,7% das reservas de petróleo do mundo.
Os países que foram se associando a OPEP ao longo dos anos foram: Líbia (1962), Emirados Árabes (1967), Argélia (1969), Nigéria (1971), Gabão (1975), Angola (2007), Guiné Equatorial (2017) e Congo (2018).
Ela manipula a produção do petróleo, estabelecendo cotas de produção, reduzindo a disponibilidade do produto no mercado mundial, consequentemente, há a elevação dos preços.
Explicação: Como a nossa economia ainda é muito dependente do petróleo, qualquer oscilação brusca nos preços desta matéria-prima acabam resultando em mudanças de rota para a economia mundial.
Sabendo disso, é possível entender como a OPEP acabou ganhando tanto protagonismo e sendo uma das organizações mais poderosas do mundo. Afinal, como essa associação é capaz de mudar o ritmo do crescimento global, os países, os mercados financeiros e as grandes empresas ficam de olho em todos os passos e medidas que a organização toma.
O surgimento da OPEP.
— Fundada em 14 de setembro de 1960, em Bagdá, Iraque.
Como ele atua no mercado internacional do petróleo?
— É uma organização intergovernamental permanente, que nasceu com o objetivo de melhorar a produção de petróleo no mundo, com abastecimento eficiente e justo.
☆
|| ASS: Blues / 24|08|21 / às 10:02