O principal predador de uma espécie de caramujo é um pássaro turdídeo. Os caramujos da mata têm carapaças escuras, enquanto os que vivem sobre a relva têm carapaças amarelas, menos visíveis contra o fundo claro. Baseados na teoria darwinista de evolução, podemos dizer que:
A - caramujos amarelos surgiram como defesa ao ataque dos turdídeos.
B - caramujos amarelos facilitam a ação predadora dos turdídeos.
C - as condições ambientais atuam favorecendo caramujos amarelos.
D - o ambiente claro da relva determina o aparecimento de caramujos amarelos.
Respostas
Como as carapaças amarelas são menos visíveis em ambientes claros, é esperado que seja mais difícil predar esses organismos na relva. Portanto, as condições ambientais favorecem os caramujos amarelos (Alternativa C).
Teoria Darwinista de Evolução
A Teoria da Evolução proposta por Darwin defende a ideia de que os organismos mais adaptados são selecionados e permanecem no meio transmitindo heranças, enquanto que os menos adaptados são predados e suas características tendem a desaparecer.
Diante disso, observa-se que como a relva é um ambiente claro, caramujos de carapaça amarela tendem a sobreviver mais e, portanto, tendem a ter uma maior reprodução. Por outro lado, caramujos escuros em um ambiente claro, seriam facilmente vistos e predados, não deixando descendentes. Sabendo disso, é esperado que ao longo do tempo se tenha majoritariamente caramujos amarelos na relva, já que o ambiente favoreceu essa característica.
Saiba mais sobre Evolução em: https://brainly.com.br/tarefa/1745109
#SPJ2