2)Texto base:
Os movimentos que mais destacam na atualidade são os ambientais, esse assunto remonta dos idos de 1970 quando as leis ambientais foram pauta de discussões mundiais. É importante considerar que o movimento ambientalista surgiu de forma desordenada em seus primeiros movimentos que se constitui por grupos esporádicos levantando-se conta as ameaças à natureza. Possuindo representantes em quase todo o mundo, os movimentos incorporam o desejo de corrigir a intervenção humana abrupta no meio ambiente. Tendo em vista que os movimentos se tornaram importantes na sociedade, principalmente em razão do lixo, como exemplo, o caso da decomposição difícil do plástico nos aterros e os efeitos disso, a relação homem-natureza e os movimentos passaram a ser além de ambientais também sociais.
É correto afirmar que por esses movimentos:
Selecione uma alternativa:
a)
Nasceu a Greenpeace, criada em 1971.
b)
Nasceu a UICN, criada em 1948.
c)
Nasceu a WWF, criada em 1961.
d)
Nasceram as ONGs expressivamente atuantes em nosso país, como por exemplo, a SOS Mata Atlântica, criada em 1986.
e)
Nasceu a OSS Mata Atlântica, criada em 1986.
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Lygia Pape
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Biografia
Lygia Pape (Nova Friburgo RJ 1927 - Rio de Janeiro RJ 2004)
Escultora, gravadora e cineasta. Estuda com Fayga Ostrower (1920 - 2001), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ. Aproxima-se do concretismo e, em 1957, depois de integrar-se ao Grupo Frente, é uma das signatárias do Manifesto Neoconcreto. No ano seguinte, concebe com o poeta Reynaldo Jardim (1926) o Ballet Neoconcreto I, apresentado no Teatro Copacabana, e, dois anos mais tarde, participa da Konkrete Kunst [Exposição Internacional de Arte Concreta], em Zurique. No fim da década de 1950, inicia a trilogia de livros de artista composta por Livro da Criação, Livro da Arquitetura e Livro do Tempo. A partir dos anos 1960, trabalha com roteiro, montagem e direção cinematográficos e faz a programação visual de filmes do cinema novo. Ainda nos anos 1960, produz esculturas em madeira e realiza o Livro-Poema, composto de xilogravuras e poemas concretos. Em 1971, realiza o curta-metragem O Guarda-Chuva Vermelho, sobre Oswaldo Goeldi (1895 - 1961). Em 1980 vai para Nova York com bolsa de estudo da Fundação Guggenheim. Sua obra é pautada pela liberdade com que experimenta e manipula as diversas linguagens e formatos e por incorporar o espectador como agente. Dessa forma, suas experimentações seguem paralelas às de Hélio Oiticica (1937 - 1980) e Lygia Clark (1920 - 1988). Após a morte de Hélio Oiticica, organiza, com o artista gráfico Luciano Figueiredo (1948) e o poeta Waly Salomão (1943 - 2003), o Projeto Hélio Oiticica, destinado a preservar e divulgar a obra do artista. Em 1990, com bolsa da Fundação Vitae, realiza o projeto Tteias, no qual combina luz e movimento. Em 2004, é fundada a Associação Cultural Projeto Lygia Pape, idealizada pela própria artista e dirigida por sua filha Paula Pape.
Comentário Crítico
Na década de 1950, Lygia Pape estuda com Fayga Ostrower (1920-2001), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, onde entra em contato com Hélio Oiticica (1937-1980), Aluísio Carvão (1920-2001), Décio Vieira (1922-1988), entre outros, com os quais integra o Grupo Frente, em 1954. Dedica-se à xilogravura e realiza, entre 1955 e 1959, Tecelares, série de obras abstrato-geométricas, nas quais usa formas muito simplificadas e explora a textura e os veios característicos da madeira, utilizados como valores gravados preexistentes.
Em 1958, idealiza, com Reinaldo Jardim, o Balé Neoconcreto I, no qual o espaço cênico é preenchido por figuras em forma de cilindro e paralelepípedo, com bailarinos em seu interior, que se deslocam em um palco negro. Em 1959, é uma das signatárias do Manifesto Neoconcreto. No mesmo ano, realiza o Livro da Criação, composto por 118 unidades de várias formas e cores, que devem ser manuseadas pelo leitor. O título alude à criação do mundo e à postura criativa do participante. Nesse período, acentua-se a participação do público em seu trabalho. Em Ovo (1967), cubos de madeira são envolvidos em papel ou plástico colorido, muito fino, que deve ser rompido pelas pessoas, para que tenham a sensação de nascimento. Já em Divisor (1968), uma multidão preenche um pano de 30 por 30 metros, colocando a cabeça nas várias aberturas existentes.
Produz objetos e instalações marcados pela ironia, pelo humor negro e por críticas à situação política. Em Caixa de Formigas (1967), coloca em um recipiente de madeira enormes saúvas vivas que andam sobre um fundo com a inscrição: a gula ou a luxúria. No centro, há uma espiral e um pedaço de carne crua, o que faz com que as formigas se concentrem ali. Em Caixas de Baratas (1967), a artista agrupa em uma caixa de acrílico translúcido, com um espelho ao fundo, uma série de baratas, como se estivessem organizadas em uma coleção científica. A primeira sensação que o trabalho provoca é de aversão, pois o espectador se vê refletido junto àqueles insetos. Já a Caixa Brasil (1968) contém a palavra "Brasil", escrita em letras prateadas no fundo da tampa e em seu interior estão colocados fios de cabelos das três raças: o índio, o branco e o negro.
«Fim»
Explicação:
Espero ter ajudado vc..
vc pode marcar como melhor resposta pfvv..
«Leia pra entender a resposta a ×Pergunta×»
«viu...»
«Bey»
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