A interface entre a Psicologia e o Direito, entre a ciência da mente e a ciência da justiça, exige constante reflexão e problematização crítica. Com relação às especificidades do campo de atuação da prática da psicologia jurídica, considerando os demais campos de atuação da Psicologia, de forma geral, escolha uma alternativa correta:
A. A atuação do psicólogo jurídico requer uma ação mais alinhada ao conjunto de normas obrigatórias quando se refere aos recursos teóricos científicos contemporâneos.
B. Cabe ao psicólogo jurídico o papel de auxiliar a julgar.
C. Deve ter uma relação simplista, cabendo ao psicólogo jurídico produzir provas para embasar o trabalho dos advogados.
D. O psicólogo jurídico, enquanto trabalhador a serviço da justiça, faz uma leitura da situação legal dos envolvidos, tarefa que irá determinar a atuação dos promotores e juízes.
E. A ação do psicólogo no meio jurídico é determinante da ação de advogados, promotores e juízes.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação:
É exigido da psicologia jurídica uma ação mais alinhada ao conjunto de normas obrigatórias, no que se refere aos recursos teóricos científicos contemporâneos. Desse modo, não podemos considerar somente uma prática isolada, tampouco uma relação simplista, descolada do contexto, uma vez que à Psicologia não cabe o papel de auxílio do julgar, condenar ou produzir provas, mas de indicar a situação dos envolvidos no processo jurídico que poderá nortear a atuação do advogado, do promotor e do juiz. Disso decorre que o papel da psicologia jurídica pode ser compreendido enquanto ciência complementar em relação às demandas da Justiça (em relação ao Direito).
Com referência a Interface entre a Psicologia e o Direito, no tocante a ciência da mente e a ciência da justiça, a alternativa correta é a letra A.
- A) A atuação do psicólogo jurídico requer uma ação mais alinhada ao conjunto de normas obrigatórias quando se refere aos recursos teóricos científicos contemporâneos.
Para entender melhor esta afirmação, precisamos conhecer mais sobre Psicologia Jurídica.
Psicologia Jurídica
A Psicologia Jurídica sendo a junção da ciência da mente e a ciência da justiça, diz respeito a uma das áreas de estudo da psicologia, e tem por objetivo a aplicação dos conhecimentos psicológicos aos aspectos do direito, primordialmente à saúde mental.
Áreas de atuação do Psicólogo Jurídico:
- Direito penal
- Direito da família
- Direito civil
- Direito da criança
- Adolescente
- Direito do trabalho
Aprenda mais sobre Psicologia Jurídica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/54111428
#SPJ2